10 MAI 2022
CAPS REALIZOU PALESTRAS SOBRE SAÚDE MENTAL
Na noite da última segunda-feira (9), o CAPS de São Manuel, com o apoio da Diretoria de Saúde e da O.S.S. Pirangi, realizou o I Encontro de Saúde Mental, nas dependências do teatro municipal ‘Alberto Pampado”.
O evento contou com as presenças do prefeito Ricardo Salaro que estava acompanhado dos diretores municipais, Jo Fuim (Gabinete), Lilian Fusco (Promoção Social), Tony Forti (Comunicação) e Arnaldo Catalan (Cultura).  O presidente da Câmara Antonio Benetti Junior, também se fez presente ao evento.
Coma organização da equipe do CAPS, comandada pela assistente social Karina Albuquerque, compartilharam com seus conhecimentos os palestrantes: Dr. Vinicius Gerdulho Ruiz, médico psiquiatra, o psicólogo e Coordenador de Saúde Mental da Prefeitura de Botucatu, Dr. Márcio Pinheiro Machado e o advogado Dr. Marco Aurélio Vitale Micheletto.
Diversos temas foram discutidos e abordados pelos palestrantes, no sentido de proporcionar as pessoas necessitadas um tratamento mais adequado, com relação a saúde mental.
O mês de maio marca em todo o país, o Dia Nacional de Luta Antimanicomial, especificamente, comemorado no próximo dia 18.  É o dia de celebração de luta, em espaços públicos, serviços de saúde mental e atenção psicossocial e ainda da instauração de novas práticas, tudo no sentido de melhorar o atendimento das pessoas necessitadas.
O município de São Manuel através da instituição das RAPS - Rede de Atenção Psicossocial, implantou em abril de 2014, um Ambulatório de Saúde Mental, em anexo a uma Estratégia Saúde da Família que compõe a Atenção Básica para que pudéssemos dispensar a atenção devida aos munícipes que até então, eram atendidos em equipamentos de saúde mental estaduais. A equipe de atendimento à época era composta de: 1 psiquiatra, 1 enfermeiro, 1 psicólogo e 1 assistente social.
Em abril de 2018, o trabalho ganhou novos contornos com a implantação do CAPS - Centro de Atenção Psicossocial em espaço próprio, instalado na vila Ayres, no distrito de Aparecida e contou com um aumento significativo da equipe que hoje comporta: 3 psiquiatras, 3 clínicos, 2 enfermeiras, 2 técnicas em enfermagem, 1 administrativo, 1 terapeuta ocupacional, 2 psicólogos e 2 assistentes sociais. O atendimento também é feito nas Unidades de saúde do Município.