10 FEV 2022
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
OBRAS
REFORMA DO JARDIM MUNICIPAL TERÁ PARTICIPAÇÃO DA DIERBERGER, REALIZADORA DO PROJETO ORIGINAL EM 1928
Em reunião na qual participaram os diretores de Cultura, Arnaldo Catalan, Agricultura e Meio Ambiente, José Otavio Cella e o atual proprietário da centenária empresa Dierberger, João Andrea Dierberger, a cidade de São Manuel ganhou valioso presente ao firmar parceria de cooperação com a empresa que criou e executou o projeto inicial do nosso famoso Jardim Municipal.
O Jardim foi projetado em 1928 pelo paisagista Reynaldo Dierberger. Este projeto é um dos raros exemplos das centenas de projetos elaborados pela firma Dierberger &  e que, até os dias atuais, ainda mantém, em linhas gerais, seu desenho e vegetação, principalmente as espécies arbóreas, palmeiras e coníferas. A cópia do projeto original encontra-se no Acervo do Museu Histórico e Pedagógico Padre Manoel da Nóbrega de São Manuel.
Analisando a iconografia disponível no Museu e comparando fotos anteriores a execução do projeto de Dierberger, é possível verificar que o coreto é de período anterior e ainda presente na atualidade.
“Esta pesquisa é parte integrante da Dissertação de Mestrado de Adélia Guiomar da Silva, intitulada “Reynaldo Dierberger no interior paulista: estudo e inventário do Jardim Público de São Manuel-SP”.
A expectativa do Prefeito Ricardo Salaro é “remodelar o Jardim ao mais próximo possível do projeto original e que tanto encantou o povo são-manuelense”