Prefeitura Municipal de São Manuel - SP
Acompanhe-nos:
06 DEZ 2021
SUJISMUNDOS AINDA EMPORCALHAM TERRENOS DA CIDADE.

SUJISMUNDOS AINDA EMPORCALHAM TERRENOS DA CIDADE.

Mesmo com o trabalho intenso e constante com ações integradas da Diretoria de Gestão e Serviços, Saúde e Meio Ambiente nestes últimos meses, realizando serviços de zeladoria nos bairros das cidade, cujas ações envolvem a capinação de áreas verdes, tapa-buraco, troca de lâmpadas, fiscalização, dentre outros, pequena parte da população ainda insiste em sujar a cidade, jogando lixo em terrenos baldios ou em áreas públicas e estradas municipais e também deixando seus terrenos sujos.

A Administração Municipal também está vistoriando e notificando os proprietários dos terrenos sujos, dando prazo máximo para limpeza de 30 dias. Se não acontecer a limpeza dentro desse prazo, haverá cobrança de multa por parte da municipalidade.

Nesta segunda-feira, dia 6, registramos um flagrante onde uma moradora da Rua Ângelo Bertozo, despejou restos de árvores e de material de construção em uma área pública, que está localizada a praticamente 100 metros de sua residência. Sem se incomodar a “sujismunda”, fez este descarte por algumas vezes e não se importou com a presença da reportagem, que se encontrava próxima ao local.

A Diretoria Municipal de Saúde orienta a população sobre os cuidados que se devem ser adotados nessa época do ano, com a presença dos escorpiões, que se alojam principalmente, em entulhos, em busca de alimentos. O alerta é em função dos recentes casos de aparecimento desses animais peçonhentos no município, mesmo com todo o trabalho que vem sendo executado de limpeza.

O crescente número de aparecimentos de escorpiões tem mais frequência nos meses quentes e úmidos do ano, que ocorrem até o fim do verão, em março.

É neste período que eles encontram maior abundância de alimentos, sobretudo, baratas e outros insetos atraídos por lixo e alimentos expostos e mal acondicionados. A presença de condições que oferecem abrigos e alimentos a esses animais é essencial para sua instalação no ambiente.

Para evitar acidentes a melhor medida de controle é a prevenção, realizando a limpeza constante de terrenos e quintais, que abrigam restos de entulhos de construção, madeiras ou qualquer outro material, que possam acumular a presença de insetos.

Terrenos abandonados com mato e restos de construção são potenciais criadouros ou refúgios para escorpiões, como também de cobras e aranhas. Por isso, a orientação é para que a população não jogue restos de entulho e lixo nesses locais para evitar a proliferação.

Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024