A Administração Municipal, através da Diretoria de Saúde, iniciou as sessões de fisioterapia domiciliares nas pessoas que contraíram COVID-19, a fim de acelerar o processo de recuperação motora e respiratória dos pacientes.
As pessoas que estão sendo atendidas passaram por protocolo elaborado e, após a avaliação clínica realizada pelos médicos da rede municipal, estão recebendo esse atendimento.
“A Diretoria de Saúde possui todos os dados da demanda e regulação para o atendimento do Pós-Covid e as sessões de fisioterapia serão importantes no processo de recuperação física, motora e também emocional dessas pessoas. É um trabalho importante que irá proporcionar uma melhora mais rápida as pessoas que estarão sendo atendidas”, disse a diretora de Saúde, Patrícia Rossanesi.
No enfrentamento constante contra o COVID-19, o Município deve iniciar a aplicação da terceira dose da vacina aos maiores de 18 anos de idade (após 5 meses terem tomado a segunda dose) dentro dos próximos dias. Toda a vacinação continua sendo realizada no poliesportivo, das 9 às 15 horas, de segunda à sexta-feira. Nos últimos dias, o número de pessoas que estão atrasadas com relação a segunda dose vem diminuindo e há 26 dias não é registrado nenhum caso positivo da doença na cidade. O ciclo vacinal completo agora prevê a imunização com a segunda e terceira dose contra o COVID-19.
PROJETO ENFRENTAR
Outro projeto importante que deverá ser iniciado dentro dos próximos dias, também visando o atendimento às pessoas que perderam entes queridos pelo COVID-19, será o “Enfrentar”, onde psicólogas e assistentes sociais contratadas pela Diretoria de Promoção Social iniciarão um trabalho para auxiliar essas pessoas a enfrentar as perdas e consequentemente o luto.
As profissionais para este trabalho especifico estão sendo contratadas após a realização de processo seletivo.
“Esse período da vivência e enfrentamento do luto é importante para que as pessoas se recuperem emocionalmente das consequências que a pandemia provocou nas famílias. É nesse aspecto que as nossas psicólogas e assistentes sociais irão atuar”, explica a diretora da Promoção Social, Lilian Fusco.