15 OUT 2021
Saúde mental da mulher: a utilização do grupo como ferramenta terapêutica para promover bem-estar, autoestima e qualidade de vida .
Neste dia 15 de outubro, o Centro de Atenção Psicossocial - CAPS retomou suas atividades coletivas com o objetivo de promover saúde através de um espaço terapêutico direcionado às mulheres/pacientes que apresentam algum sofrimento psíquico.
Em decorrência da pandemia, o grupo teve suas atividades por longo período suspensa, evidenciando, em muitos casos, piora do quadro psíquico das mesmas. Dessa maneira, o grupo terapêutico mostra-se eficiente no acompanhamento/tratamento das pacientes, pois em cada
encontro emerge a confiança entre as participantes e elas passam a se apoiar, a partir do momento em que vão se identificando umas com as outras.
O grupo é conduzido pela assistente social, Karina de Albuquerque que tem formação em Terapia de Família e Psicodrama com apoio da Técnica em enfermagem, Sônia Maria Ferreira, sendo o coletivo fracionado em três frentes para obedecer as regras sanitárias.
O CAPS funciona na Unidade de Saúde “Dr. Wesley Fabiano dos Santos”, instalada no distrito de Aparecida de São Manuel.