22 SET 2021
NESTA QUINTA-FEIRA (23) COMEÇA A APLICAÇÃO DA DOSE ADICIONAL - 3ª. DOSE, NO POLIESPORTIVO PARA AS PESSOAS COM 80 ANOS OU MAIS DE IDADE E 18 ANOS OU MAIS COM ALTO GRAU DE IMUNOSSUPRESSÃO.
A partir desta quinta-feira (23) a Diretoria Municipal de Saúde começa a aplicação da 3ª. Dose (Dose Adicional) da vacina contra o Covid-19, para pessoas com 80 anos ou mais de idade (com 6 meses da segunda dose) e, pessoas com 18 anos ou mais que tenham alto grau de imunossupressão (com 28 dias da segunda dose), conforme critérios abaixo.

Critérios para imunossuprimidos:
Considera-se pessoas com alto grau de imunossupressão indivíduos que possuam:
I - Imunodeficiência primária grave
II - Quimioterapia para câncer
III - Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras
IV - Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 < 200 cel/mm3
V - Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias.
VI - Uso de drogas modificadoras da resposta imune *
* Drogas modificadores de resposta imune consideradas para fim de elegibilidade a dose adicional da vacina para pessoas imunossuprimidas: Metotrexato; Leflunomida; Micofenolato de mofetila; Azatiprina; Ciclofosfamida; Ciclosporina; Tacrolimus; 6- mercaptopurina; Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira,adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte,Secukinumabe, ustekinumabe); Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe).
VII - Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise)
VIII - Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Assim que novo quantitativo de doses for sendo entregue pelo Ministério da Saúde, os demais grupos de pessoas com 60 anos ou mais de idade que tomaram a segunda dose há pelo menos 6 meses (fevereiro ou março), serão convocados a tomar a dose considerada como reforço contra o Covid-19.
A imunização dos adolescentes com 12 anos ou mais de idade, com a primeira dose e ainda das demais pessoas que ainda irão tomar a segunda e terceira dose, devem procurar somente o posto montado no POLIESPORTIVO, das 9 às 15 horas.
Os adolescentes que forem tomar a vacina se não estiverem acompanhados dos pais ou responsáveis, devem levar preenchido um Termo de Assentimento que se encontra anexo a essa matéria.
(https://www.saomanuel.sp.gov.br/arquivos/anexo_7_17043344.pdf)
Os idosos e imunossuprimidos devem levar o cartão de vacinação e ainda um documento como CPF e RG.