08 JUL 2021
BOTUCATU E SÃO MANUEL FIRMAM PARCERIA DE COOPERAÇÃO PARA AMPLIAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO, NA AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DA VACINAÇÃO EM MASSA CONTRA A COVID-19.

O estudo de efetividade da vacina da Oxford/Astrazeneca/FIOCRUZ contra a COVID-19, que está em andamento em Botucatu, tem como principais objetivos avaliar a efetividade da vacina no mundo real, através da vacinação em massa de toda a população adulta do município. Uma das principais características do estudo é a realização de sequenciamento genético de todos as amostras positivas para COVID-19 realizadas no Laboratório de Biologia Molecular do HCFMB.

Portanto, além de Botucatu, todos os casos positivos do Polo Cuesta serão sequenciados, o que permitirá a identificação de todas as cepas do coronavírus em circulação em nossa região. Nesse contexto, todos os indicadores relacionados à pandemia, como transmissão, gravidade, necessidade de internação em UTI, letalidade, mortalidade, serão avaliados após a vacinação em massa, de uma forma geral e também para cada uma das cepas variantes de atenção.

Na última etapa da campanha foram vacinados milhares de trabalhadores que residem em São Manuel e região, mas que exercem atividades profissionais em Botucatu, o que deve contribuir adicionalmente para a redução da transmissão em toda a região.

Nesse momento, uma parceria entre as prefeituras de Botucatu e São Manuel vai permitir a avaliação do papel da vacinação em massa na transmissão da COVID-19 dentro dos domicílios. Trata-se de um relevante trabalho de cooperação para ampliar os conhecimentos científicos e o enfrentamento da pandemia. Uma soma de esforços que agrega informações científicas e beneficia toda nossa região.

No último dia 7 a diretora de Saúde Patrícia Rossanesi, juntamente com as responsáveis da Vigilância Epidemiológica do Município, enfermeiras Vanessa Anizi e Ana Lúcia Juliani Brasilio estiveram reunidas com a gerente dos estudos clínicos da Oxford Brasil, Rosana Haddad, Regina Sider, gerente de operações clínicas do estudo de Botucatu, com o secretário de Saúde de Botucatu André Spadaro e demais pessoas envolvidas no estudo, aqui em São Manuel, onde foi formalizada a parceria.

“Fazer parte deste estudo é muito relevante para São Manuel, que poderá dar a sua contribuição dentro desse processo. Isto significa dizer que as ações por nós adotadas para o combate da covid-19 está alinhada com as ações de Botucatu; o que beneficia não somente os moradores das duas cidades, como também de toda a região”, destacou Patrícia Rossanesi.