03 MAI 2021
RETORNO DAS AULAS NAS ESCOLAS E CRECHES DO MUNICÍPIO FOI TRANQUILA.

A Administração Municipal, através da Diretoria de Educação, com o apoio da Diretoria de Saúde, reiniciou o retorno das aulas presenciais (opcionais) nesta segunda-feira, 03, nas escolas e creches do Município. As escolas particulares já estavam funcionando normalmente.

Todas as escolas e creches da rede municipal foram preparadas e adaptadas para o retorno das aulas presenciais com protocolos unificados de todas as ações a serem seguidos.

Falando sobre o retorno das aulas presenciais, o diretor de Educação Beto Saglietti fez questão de enfatizar que ele é opcional e que, num primeiro momento, atingiu as expectativas, apesar da apreensão inicial natural diante de uma situação nunca vivida depois de as escolas completarem mais de um ano fechadas.

Através de uma pesquisa realizada pela Diretoria de Educação, os pais ou responsáveis dos alunos responderam se haveria autorização ou não para o retorno presencial dos filhos. “As aulas estão acontecendo tanto de maneira presencial como no sistema remoto. Os pais que fizeram a opção por não enviarem seus filhos para as aulas presenciais irão continuar acompanhando as aulas a distância, como já vinha acontecendo.  Na pesquisa realizada, apurou-se que aproximadamente 25% dos alunos de creches, ensino infantil e fundamental, dos 3.700 da rede municipal, iriam retornar às atividades presenciais, mas esta adesão, neste primeiro dia de retorno, acabou ficando abaixo do esperado, o que não causou surpresa para a Diretoria de Educação. Cada classe foi separada e receberá, durante todo esse período restritivo, no máximo a presença de 35% dos alunos, sendo que todo o espaçamento foi delimitado para que cada aluno fique dentro do distanciamento seguro permitido e todo o material didático e lúdico a ser utilizado também está separado”, explica o diretor.

Todas as escolas e creches municipais estão preparadas para receberem com segurança os alunos em seu retorno presencial, obedecendo os protocolos sanitários e distribuindo os equipamentos de segurança e máscaras aos alunos, professores e funcionários de cada escola.

Todos os alunos que foram para as escolas tiveram a temperatura medida, receberam máscaras, passaram por uma higienização dos calçados e terão sempre à disposição álcool em gel e sabão líquido para a lavagem das mãos, tudo obedecendo os protocolos sanitários estabelecidos.

A merenda escolar foi servida com toda a segurança aos alunos presentes e o transporte não apresentou problemas maiores, mesmo sofrendo adaptações em suas rotas. Qualquer problema que venha ocorrer com transporte ou com outros assuntos relacionados aos cuidados especiais com os alunos, os pais ou responsáveis devem entrar em contato com o Setor de Transporte (fone 3841-3070) ou, ainda, com a direção da escola em que o filho estiver matriculado.

FICAR ATENTOS

A Diretoria de Educação, junto com a Diretoria de Saúde, estabeleceu que o aluno que estiver apresentando algum sintoma como: febre, gripe, dor de garganta, diarreia, tosse seca, perda de olfato ou paladar, dentre outros, não deve ser enviado para a aula presencial. Está havendo um controle na porta de cada escola nesse sentido.

Dentro de cada unidade escolar todos os protocolos sanitários serão obedecidos e cumpridos, mas existe a necessidade que em cada residência dos alunos isso aconteça da mesma forma para evitar uma possível contaminação.

O retorno às aulas estará sendo feito de forma gradual e poderá sofrer adaptações e mudanças.  A Diretoria Municipal de Saúde estará acompanhando esse retorno para que tudo seja feito da forma mais segura possível. O acompanhamento epidemiológico de cada unidade escolar será acompanhado diariamente e, se houver necessidade, mudanças e adaptações estarão ocorrendo, sempre com a consulta sendo feita junto aos pais ou responsáveis.