27 ABR 2021
SAÚDE
PREFEITURA IRÁ REALIZAR INQUÉRITO EPIDEMIOLÓGICO EM DIVERSOS SEGMENTOS DO MUNICÍPIO. SERÃO REALIZADOS 2.600 TESTES RÁPIDOS CONTRA O COVID-19.

O prefeito Ricardo Salaro se reuniu na tarde desta terça-feira (27), acompanhado dos Diretores Municipais Patrícia Rossanesi (Saúde), Edinho Baptistão (Indústria e Comércio), com os representantes da ACESM (Associação Comercial e Empresarial de São Manuel) José Riberto Dalho (Presidente), Reginaldo José Soares (2º tesoureiro), assessor Anderson Melego, representando o SINCOVASA (Sindicato do Comércio Varejista de São Manuel) para realizar uma ação conjunta de testagem dos comerciantes e comerciários da cidade com idade entre 18 a 59 anos que ainda não foram vacinadas. No total, serão realizados 500 testes neste público alvo.

Os interessados deverão entrar em contato com a ACESM ou SINCOVASA e os testes irão acontecer no poliesportivo a partir do próximo dia 12 de maio, das 16h às 18h30, com horários agendados.

TESTES DOADOS PELA FAESP/SENAR

No início do mês de março, o prefeito Ricardo Salaro recebeu, em seu gabinete, o presidente do Sindicato Rural de São Manuel, Luís Antonio Silva Carrer, e a funcionária Sirley Camargo, que propuseram uma parceria com a Diretoria de Saúde para a aplicação de 2.600 testes de Covid-19 na população da cidade, a fim de ter um panorama da evolução da pandemia no município.

Os testes rápidos foram enviados conjuntamente pelo Ministério da Saúde e o Sistema FAESP-SENAR-AR/SP-Sindicatos Rurais, por intermédio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Trata-se de uma campanha social na área da saúde que ajudará a continuar mapeando a contaminação do Novo Coronavírus no Estado de São Paulo, em especial com pessoas ligadas ao agronegócio paulista, além de mitigar o contágio por meio da educação em saúde. Envolverá lideranças, produtores e trabalhadores rurais e suas famílias, cidadãos comuns, comércio e assim como os profissionais da saúde.

Segundo tratativas entre o presidente do Sindicato, Brasa Carrer, e a Diretoria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, será a responsável pela realização dos testes. “Nós, do Sindicato, estamos doando as 2.600 doses que, acredito, serão de grande utilidade para somar com o excelente trabalho que vem sendo desenvolvido pelo prefeito Ricardo Salaro e sua equipe nas ações de combate a pandemia”, disse Brasa.

Serão 2.600 testes de TR COVID-19 IgM/IgG- Bio Manguinhos, que irão detectar a presença de contato ou não com o vírus pelas pessoas que realizarem. São testes rápidos que requerem uma gotícula de sangue, cujo resultado é conhecido em apenas 15 minutos.

EDUCAÇÃO

O prefeito Ricardo Salaro agradeceu a participação a FAESP/SENAR, através do Sindicato Rural no enfrentamento da pandemia no Município e destacou a importância da realização dos testes. “Iremos iniciar esse mapeamento pelos profissionais da educação que ainda não receberam a vacina e esses testes irão reforçar nosso enfrentamento a pandemia no Município, testando vários segmentos, inclusive do agronegócio, além do comércio em geral. Estamos atingindo a marca de 30% da população testada e, com a realização desses novos testes, pretendemos conseguir prevenir novos focos de infecção da doença”, disse o prefeito.