04 MAR 2021
VACINAÇÃO DA SEGUNDA DOSE TEM PÚBLICO PEQUENO NESTA QUINTA-FEIRA (4). DAS 140 PESSOAS ESPERADAS, SOMENTE 4 PESSOAS FORAM IMUNIZADAS

A Vigilância Epidemiológica vem realizando a vacinação normal por faixa etária no sistema drive thru no poliesportivo, vacinando até esta quinta-feira (4), as pessoas na faixa etária acima dos 77 anos de idade.

A vacinação da segunda dose está sendo realizada nas dependências do CCI- Centro de Convivência do Idoso, localizado na Rua XV de Novembro nº 501, ao lado do ginásio de esportes “Prof. Hélio da Silva”. O movimento neste dia 4, foi considerado pequeno pela equipe de vacinação.  Esperava-se um público de aproximadamente 140 pessoas, cuja data da imunização com a segunda dose, estava agendado para acontecer hoje. Mas não foi o que aconteceu.  Somente 4 pessoas compareceram ao CCI para tomar a segunda dose, ou seja 2,8% do público esperado.

Já no sistema drive thru havia disponível para o público com idade entre 77-79 anos, no terceiro dia de sua vacinação, um quantitativo de 55 doses, de um total de 560 doses recebidas inicialmente, para a imunização desse público alvo (37% do total necessário). Compareceram 47 pessoas, restando apenas desse lote enviado, um quantitativo de 8 doses para a vacinação. A complementação do envio de novas doses deve ocorrer dentro dos próximos dias para esse e outros públicos alvos.

A Vigilância Epidemiológica recebeu do Ministério da Saúde um total até agora de 3.251 doses, sendo 2.381 doses da vacina Coronavac e 870 doses da Oxford/AstroZeneca.

Das doses recebidas, foram utilizadas para a primeira dose, nas pessoas com 77 anos ou mais de idade e profissionais em atividades na área da saúde, um total de 2.173 vacinas (5,2% da população) e 601 vacinas para a segunda dose.

Está previsto para chegar um novo lote de vacinas dentro dos próximos dias, quando então a Diretoria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica estará divulgando qual o público alvo que será atendido.

CRIANÇAS E MÁSCARAS

As equipes de vacinação, que atuam tanto no sistema drive thru, quanto no CCI fazem um alerta para que as pessoas que vão se vacinar, não levem crianças dentro dos veículos e que usem constantemente máscaras, para se protegerem.

Segundo as vacinadoras, existem pessoas que lotam os veículos de crianças e vão tomar a vacina, o que não é recomendável, mesmo porque ainda não estão imunizadas, correndo sérios riscos de se infectarem.