16 FEV 2021
VACINAÇÃO NA CIDADE ATÉ O ÚLTIMO DIA 15, IMUNIZOU 3,0% DA POPULAÇÃO.
IDOSA COM 110 ANOS DE IDADE RECEBEU A PRIMEIRA DOSE EM SUA RESIDÊNCIA

A Administração Municipal através da Diretoria de Saúde vem vacinando contra o Covid-19, vários grupos de pessoas com idades entre 90 anos ou mais, 85 a 89 anos, profissionais atuantes da área da saúde e de educação física, idosos e funcionários da Pousada da Colina, cumprindo o protocolo estabelecido pela Secretaria Estadual de Saúde.

Atualmente, grande parte da vacinação vem sendo realizada no sistema drive thru (dentro do carro) no poliesportivo, onde de segunda a sexta-feira, uma equipe da Vigilância Epidemiológica trabalha das 9h00 às 15h00. Pessoas acamadas, dentro de suas respectivas faixas etárias que não podem se locomover, estão sendo vacinadas em suas residências, após comunicarem o Posto de Saúde mais próximo de sua residência.

Uma dessas pessoas foi a senhora Maria de Nazaré Romão de 110 anos de idade, moradora da vila Ayres, no distrito de Aparecida de São Manuel, que recebeu a primeira dose no último dia 15, em seu residência.

A Diretoria de Saúde recebeu até o momento um total de 2081 doses de vacinas, sendo 350 da AstroZeneca/Oxford e 1731 da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan.

Foram recebidas para a aplicação da primeira dose 1601 vacinas e 480 para serem utilizadas na segunda dose, sendo distribuída para aplicação da primeira dose da seguinte forma:

1.120 para atender aos profissionais da saúde e ILPI da Pousada da Colina;

200 doses para as pessoas com 90 anos ou mais de idade;

281 doses para pessoas com idade entre 85 a 89 anos.

Foram imunizadas com a primeira dose 1.265 pessoas, ou seja 3% da população e 226 já receberam a segunda dose da Coronavac (de um total de 480 enviadas para tanto). A listagem dos que estão sendo vacinados pode ser conferida no site da Prefeitura: saomanuel@sp.gov.br.

OUTRAS ETAPAS

A próxima etapa de vacinação ainda não tem data confirmada para acontecer e irá atender a faixa etária de 80 a 84 anos.  Ainda não foi confirmado o envio de novas doses pela Secretaria Estadual de Saúde.

As pessoas a serem vacinadas não devem ser esquecer de levar um documento que comprove a idade e ainda o CPF e a carteira de vacinação, se tiverem.  Aquelas pessoas idosas que encontram-se acamadas ou com alguma dificuldade de locomoção deverão entrar em contato com o posto de saúde mais próximo de sua residência, para deixar o nome em uma lista, para que a equipe da Vigilância Epidemiológica possa aplicar a vacina em seus domicílios.

A Diretoria Municipal de Saúde à medida em que novas doses forem liberadas para o Município pela Secretaria Estadual de Saúde irá dar continuidade a vacinação dos demais