20 JUL 2020
Município de São Manuel participa do Projeto Sorriso Feliz da Faculdade de Odontologia da UNESP de Araçatuba

No atual contexto da quarentena, em que medidas urgentes de higiene pessoal devem ser adotadas, mesmo cumprindo regras do isolamento social, a Faculdade de Odontologia de Araçatuba, sob a direção do Professor Titular Glauco Issamu Miyahara, e dos docentes Prof. Titular Wilson Galhego Garcia (Coordenador do Projeto) e Professora Dra. Alessandra Marcondes Aranega (Tutora do Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Odontologia de Araçatuba e representante da FOA junto ao COAPES da Secretaria de Saúde do município de Araçatuba), elaboraram um Projeto de Extensão Universitária denominado “Sorriso Feliz” para ser aplicado junto a algumas Redes de Ensino do Estado de São Paulo.

Devido a ligação que o Prof. José Roberto Corrêa Saglietti, Diretor Municipal da Educação tem com a comunidade da UNESP e com o Prof. Wilson, foi possível incluir o Município de São Manuel no projeto, o que permitirá o atendimento de todas as 12 Escolas da Rede Municipal que hoje conta com cerca de 3500 estudantes.

Em tempo recorde, com ação de docentes e alunos de graduação, foi montado uma força tarefa que possibilitou a entrega de 3550 kits contendo escova e creme dental e folhetos explicativos da empresa Colgate. As articulações políticas e a conquistas dos Kits foram realizadas pelo antropólogo e professor Titular Wilson Galhego Garcia. Vídeos aulas com docentes renomados e experientes, dentre os quais cita-se o Prof. Assoc. Robson Frederico Cunha foram produzidos e estão sendo disponibilizados a todos os educadores das creches e escolas da rede municipal de São Manuel. Para a organização e produção de todo o material virtual foram atribuídas atividades também virtuais aos alunos da disciplina de Tópicos Especiais do Departamento de Ciências Básicas. Nesse tempo, por meio de teletrabalho, a professora Doutora Alessandra Marcondes Aranega tem auxiliado na produção do material com a identificação de talentos da FOA, tais como escritores, atores, produtores de vídeos curtos que objetivem publicação ampla e rápida. O bolsista da PROEX, Marco Adriano Picolini Filho, por exemplo, produziu vídeo com linguagem acessível sobre saúde bucal e com tempo inferior a 7 minutos, que já está sendo disseminado para todos os diretores, educadores, pais ou cuidadores dessas crianças de forma totalmente virtual. Estão sendo conquistados cada vez mais alunos para ampliar tal ação, como é o caso do grupo PET Odonto da FOA de Araçatuba, que trabalhará com ideias de divulgação e possíveis concursos em suas páginas e redes sociais da internet.

Como profissionais linha de frente no combate de doenças que são transmissíveis pela boca, a área Odontológica está engajada em ações para o momento da pandemia do Corona vírus, como é caso da Faculdade de Odontologia de Araçatuba, também em parceria com a Diretoria de Saúde do município de São Manuel, por meio da Diretora Patrícia Rossanesi.

Contudo, com a realização de tal projeto, educadores das crianças que precisam frequentar creches e escolas também são colocados nessa linha de frente no que diz respeito ao cuidado diário da saúde bucal de suas crianças e por trabalharem diretamente na defesa e no combate de doenças transmissíveis pela boca. A Criança coloca tudo na boca e é também um grande vetor para transmitir várias doenças por sua boca, mesmo que ela não fique doente.

O Corona vírus, antes de contaminar o indivíduo, passa pelo nariz ou boca e tem sido através deles que o vírus tem contaminado outros na população. Prezar pela saúde bucal das crianças é sempre um ato inteligente e, no atual momento, questão de sobrevivência.

Higienizar a boca deve ser vista como um hábito diário, como é o de tomar banho. Se nossos educadores, espelhos de nossas crianças, mesmo por trás de uma telinha de computador ou de um celular, otimizarem e ampliarem ideias de projetos pedagógicos que trabalhem com o assunto de higienização bucal como um hábito rotineiro, ao orientarem suas crianças e solicitarem a participação de seus pais e cuidadores, agregarão esforços para que, juntos, demonstremos à população a preocupação que temos com o bem-estar físico, psíquico e social de nossas crianças.

Na manhã de 17 de julho foi realizada uma videoconferência, coordenada pelos professores da FOA com a participação dos professores, monitores e demais profissionais da área da Educação e também dos agentes do Programa Saúde na Escola, parceria entre as Diretorias de Educação e Saúde do Município de São Manuel.

O Prefeito Ricardo Salaro, que desde o início incentivou a adesão de São Manuel ao projeto, agradece a Direção e os docentes da Faculdade de Odontologia da UNESP de Araçatuba pela parceria que envolve as Diretorias de Saúde e Educação do Município num trabalho conjunto em prol das crianças da Rede Escolar.

Mesmo por traz das máscaras, que não nos impede de nos comunicar, um Sorriso Feliz para todas crianças da cidade de São Manuel!