18 JUN 2020
SAÚDE
GOVERNO DO ESTADO DESTINA DOIS NOVOS RESPIRADORES À PREFEITURA DE SÃO MANUEL QUE SERÁ UTILIZADO NA UTI DO HOSPITAL LOCAL.
CIDADE PASSARÁ A CONTAR COM 5 LEITOS DE UTI.

O Governo do Estado de São Paulo destinou à Prefeitura de São Manuel nesta quinta-feira (18) dois novos respiradores que permitirão a ampliação de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), garantindo o atendimento a pacientes contaminados pelo coronavírus, que estão em estado grave.

O hospital de São Manuel já contava com 3 leitos de UTI que estavam sendo utilizados, após a Administração Municipal, através da Diretoria de Saúde, ter contratado os serviços. Com esses 2 novos respiradoras, os leitos de UTI no hospital irão aumentar para 5.

O prefeito municipal Ricardo Salaro havia solicitado ao deputado Fernando Cury que intercedesse junto ao Governo do Estado para que São Manuel fosse contemplada com esses novos equipamentos para o enfrentamento do COVID-19.

Na noite da última quarta-feira, 17, o deputado Fernando Cury anunciou que recebeu um telefonema do vice-governador Rodrigo Garcia, confirmando a entrega de dois respiradores para a Prefeitura de São Manuel.

Os novos equipamentos chegaram na tarde desta quinta-feira, 18 e os novos leitos já estavam preparados para entrar em funcionamento imediato, juntamente com os outros 3, que já funcionam e recebem os pacientes da cidade e região.

“Fizemos um intenso trabalho de gestão junto ao Governo de São Paulo e graças à interlocução e ao bom trânsito que mantemos com o Governo do Estado, através do vice-governador Rodrigo Garcia, conseguimos essa importante conquista, atendendo inclusive a solicitação do prefeito Ricardo Salaro”, disse Cury.

A Diretoria Municipal de Saúde, Patrícia Rossanesi agradeceu ao deputado Fernando Cury pelo trabalho realizado junto ao Governo do Estado.  “Quando o prefeito resolveu montar os leitos de UTI no hospital local, tínhamos somente 3 respiradores a disposição.  Mesmo assim, pedimos a direção do hospital que deixasse mais 2 leitos reservados que iríamos, se fosse o caso, comprar os respiradores.  O prefeito solicitou ao deputado Fernando Cury que trabalhasse no sentido de conseguir esses respiradores para que pudéssemos aumentar os nosso leitos e recebemos com muita alegria, no dia do aniversário da cidade, a confirmação do envio dos novos equipamentos.  Isso nos alivia, porque além do compromisso de atender a nossa população, também atendemos as populações das cidades de Areiópolis e Pratânia. Só temos a agradecer ao deputado Fernando Cury e ao Governo do Estado, na pessoa do vice-governador, Rodrigo Garcia, pela atenção especial dada à população de nossa comarca”, disse Patrícia.

A região de Bauru será contemplada com 27 respiradores: cinco para o Hospital Nossa Senhora da Piedade, de Lençóis Paulista; dez para a Santa Casa de Laranjal Paulista; dez para a Santa Casa de Avaré e dois para a Prefeitura de São Manuel.