27 ABR 2020
SAÚDE
MINISTÉRIO DA SAÚDE ATUALIZA CALENDÁRIO DA 22ª CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA O INFLUENZA

O Ministério da Saúde tomou a decisão de atualizar o calendário da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza. As alterações se referem a terceira fase da campanha, que ocorreria inicialmente entre os dias 09 a 22 de maio com alteração para o período entre 09 de maio a 06 de junho, havendo divisão desta terceira fase em duas etapas (veja abaixo).

3ª fase

09/05 a 15/05

- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade;

- Pessoas com deficiência;

- Gestantes;

- Puérperas até 45 dias.

18/05 a 06/06

- Adultos de 55 a 59 anos de idade;

- Professores das escolas públicas e privadas.

O dia “D” desta etapa está programado para o dia 09 de maio, porém, não será realizada nenhuma atividade que promova aglomeração. Os postos de vacinação funcionarão com acesso restrito ao público prioritário da campanha. A medida se fez necessária em função de fatores técnicos, científicos, logísticos, entregas do laboratório produtor da vacina, evidência epidemiológica, eficácia e segurança do produto somados a sustentabilidade da estratégia. A meta é vacinar pelo menos 90% de cada grupo prioritário.

Campanha antecipada

Este ano, o Ministério da Saúde antecipou em três semanas o início da campanha pelo momento em que o mundo enfrenta no combate à COVID-19, embora esta vacina não proteja contra o novo coronavírus. Com isso, pretende-se proteger de forma antecipada a população contra o Influenza, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde, auxiliando na exclusão de diagnósticos em virtude da nova doença.

Destaca-se que os sintomas do Influenza são semelhantes aos da COVID-19 e essa antecipação visa reduzir a carga de circulação do Influenza na população, bem como sua complicações e óbitos, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco. A vacina protege contra os vírus Influenza A (H1N1), A (H3N2) e Influenza B.

Obs.: profissionais que atuam em cemitérios também deverão ser vacinados com a vacina contra o Influenza.