Na manhã da última sexta-feira, 05, foi realizada uma reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica Tietê-Jacaré em São Manuel. O encontro aconteceu no Teatro Municipal “Dr. Alberto Pampado” e recebeu dezenas de representantes dos 34 municípios abrangidos pelo Comitê.
A reunião foi conduzida pelo presidente do Comitê, Josrael Henriques Rezende, e contou com a participação de membros da sociedade civil, do Governo do Estado e dos municípios, tais como: prefeito de São Manuel e vice-presidente do Comitê, Ricardo Salaro Neto; prefeito de Nova Europa, Luiz Carlos dos Santos; prefeito de Pederneiras, Vicente Juliano Minguili Canelada; prefeita de Ibitinga, Cristina Maria Kalil Arantes; prefeito de Mineiros do Tietê, José Carlos Vendramini; prefeito de Bariri, Francisco Leoni Neto; prefeito de Macatuba, Marcos Donizeti Olivetto; e prefeito de Borebi, Antônio Carlos Vaca. Também esteve presente o deputado estadual, Fernando Cury.
Inicialmente, foi realizada a discussão e aprovação de projetos que buscam recursos financeiros junto ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO). “A ideia é que a gente atenda o maior número possível de municípios, então, é da competência de cada um deles elaborar bons projetos que possam ser contemplados com estes recursos”, ponderou Josrael Rezende.
Em seguida, foi discutido e aprovado o Relatório de Situação 2019 (Ano Base 2018), com dados e orientações para gestão de balanço e disponibilidade, saneamento básico, qualidade das águas superficiais, qualidade das águas subterrâneas e monitoramento dos empreendimentos. “Acho muito importante a reunião ter esse caráter itinerante, afinal, somos trinta e quatro municípios. Isso estimula os agentes políticos e a sociedade civil à participar, por que dessa forma é que vamos conseguir fazer com que a Bacia tenha consideração e que os recursos hídricos sejam tratados da maneira como precisam pra que a gente tenha a garantia de fornecimento de água no futuro”, concluiu o prefeito e vice-presidente do Comitê, Ricardo Salaro.
Sobre o Comitê
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré foi criado em novembro de 1995 e instalado oficialmente em setembro de 1996. A plenária é composta por 12 representantes da sociedade civil organizada, 12 representantes do Estado e 12 representantes dos municípios. A diretoria é composta por um Presidente, um Vice, uma Secretaria Executiva e uma Secretaria Executiva Adjunta, que atendem as demandas da Bacia Hidrográfica nos 34 municípios de abrangência.
antônio carlos vaca, bariri, borebi, comitê da bacia hidrográfica tietê-jacaré, cristina maria kalil arantes, Deputado Estadual, fehidro, Fernando Cury, francisco leoni neto, fundo estadual de recursos hídricos, governo do estado, ibitinga, josé carlos vendramini, Josrael Henriques Rezende, luiz carlos dos santos, macatuba, marcos donizeti olivetto, mineiros do tietê, nova europa, pederneiras, Prefeito, presidente, reunião, ricardo salaro neto, são manuel, teatro municipal "dr. alberto pampado", vice-presidente, vicente juliano minguili canelada