REUNIÃO COM A PARTICIPAÇÃO DOS REPRESENTANTES DO HC DA UNESP, DO HOSPITAL LOCAL E PREFEITOS DE SÃO MANUEL E AREIÓPOLIS, DEFINE PROTOCOLO DE ENCAMINHAMENTOS DE CASOS COM CORONAVIRUS AO HC.
Uma reunião ocorrida na tarde desta segunda-feira,16, na sede da Prefeitura de São Manuel que contou com as presenças dos prefeitos Ricardo Salaro (São Manuel), Toni Cadete (Areiópolis), vereadores Marildo Alves, Michel Augusto e João da Cruz Miquelin (de Areiópolis), da diretora de Saúde, Patricia Rossanesi (São Manuel), Maicon Rodrigues Pereira, diretor de Saúde de Areiópolis, de Neide Maria Silvestre da GUE de Botucatu, Letícia Lastoria Kurozawa do NHE do HC da Unesp de Botucatu, Dr. Claudio Miranda, Gerente de Relacionamento do HC de Botucatu, Janaina Cristina Santos, Coordenadora de Regulação do HC da Unesp, do Dr. Kandir Dinhane, diretor clínico e enfermeiro responsável pelo OS, Leo Rodrigues do hospital de São Manuel e ainda de Bianca Acieli (Areiópolis) e Tony Forti, diretor de Comunicação de São Manuel, tratou dos encaminhamentos de futuros casos de emergência, com coronavirus ao Hospital das Clínicas de Botucatu.
A cidade de Pratânia, também integrante da Comarca, não enviou representante para a reunião convocada pelo prefeito Ricardo Salaro de São Manuel.
UTIs E CAPACIDADE
O gerente de Relacionamento do Hospital das Clínicas, Dr. Claudio Miranda explanou sobre a capacidade de atendimento com plano de contingência que está sendo adotado, para atendimento dos casos considerados de urgência e emergência no HC.
Em Botucatu foram registrados até o dia de hoje, 16, 8 casos notificados, sendo 3 descartados e 5 aguardando resultados de exames. Em São Manuel ocorreu a notificação de um caso suspeito de H1N1, cujo resultado do exame já deu negativo.
O HC da Unesp está preparando 31 leitos de UTIs para atender aos casos de maior gravidade.
Para tanto terá que deixar de realizar algumas cirurgias eletivas e ainda suspender algumas consultas ambulatoriais, para ter mais espaços para avaliar, e se for o caso, encaminhar para a internação os casos necessários.
“O ideal é que cada Município faça a coleta do exame de acordo com o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde. Se o paciente é encaminhado para a realização do exame no HC, o tempo de atendimento e a limpeza do espaço, leva em torno de 2 horas e a capacidade de atendimento fica reduzida”, explica Claudio Miranda.
Após a coleta, os exames são enviados ao Instituto Adolfo Lutz em São Paulo, para posteriormente, serem validados pelo Ministério da Saúde.
A diretora de Saúde de São Manuel, Patrícia Rosanessi explicou que São Manuel já tem equipe preparada para a realização da coleta e atendimento, e se necessária poderá ser realizada na casa do paciente.
O diretor de Saúde de Areiópolis, Maicon Pereira disse que irá treinar equipe para a realização da coleta do exame.
O hospital de São Manuel será preparado para abrigar alguns casos, podendo receber até 5 UTIs e ainda disponibilizar leitos separados para isolamento, se for o caso.
São considerados casos graves as pessoas que apresentarem dificuldades para respirar, extremidade roxas nas articulações das mãos, pressão baixa e estado febril. Esses casos, segundo o protocolo, precisarão ser avaliados por equipe médica especializada, para ser encaminhado para o HC.
Ainda segundo o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde, os sintomas do coronavirus irão ser cruzados com informações sobre os contatos pessoais mantidos pelo paciente, com pessoas que se deslocaram de outros países, com casos suspeitos ou confirmados.
A ideia para casos positivos, sem complicações maiores é o de incentivar o atendimento domiciliar, com atendimento pela equipe Municipal de Saúde, que será constituída por um médico, uma enfermeira, um técnico de enfermeiro, uma ambulância e um telefone para contato para orientações, cujo número disponibilizado é: (14) 99740-8628.
Manter o paciente isolado é a melhor opção, quando o quadro é considerado estável.
Para que o caso seja encaminhado ao hospital da Unesp, existe a necessidade da inserção na lista denominada de CROSS de regulação, para os casos de emergência da Secretaria Estadual de Saúde, cujo hospital referência da região é o HC de Botucatu.