A Administração Municipal, através da Diretoria de Saúde comunica e tranquiliza a população, informando que até este domingo, 15, não existe nenhum caso confirmado de coronavírus e de H1N1 no Município.
Segundo a diretora de Saúde, Patricia Rosanessi, o que ocorreu foi que um adolescente deu entrada no Pronto Socorro do hospital local na semana passada. Ele supostamente havia tido contato com pessoas que vieram da Itália recentemente e, a família desconfiou que apresentasse sintomas parecidos com os divulgados do coronavírus (COVID-19).
O paciente foi encaminhado ao hospital da UNESP de Botucatu que através de seu protocolo para a doença, descartou o caso como sendo de coronavirus.
Por precaução, o paciente foi encaminhando ao hospital Emilio Ribas em São Paulo, para a coleta de exame. Ainda em São Manuel, o paciente já havia testado negativo para a dengue e H1N1.
O hospital Emilio Ribas após a realização do exame informou a Diretoria de Saúde que o exame do paciente deu negativo para coronavírus, não atendendo aos critérios para enquadramento da gripe; inclusive não realizando nenhuma notificação neste sentido.
Para tranquilizar a população a Diretoria de Saúde estará atualizando diariamente as informações sobre os possíveis casos de coronavírus no Município, se ocorrerem.
A Prefeitura Municipal emitiu Decreto no ultimo sábado, dia 14, onde segue as orientações do Governo do Estado, suspendendo todos os eventos públicos municipais; as aulas da rede municipal serão suspensas de forma gradativa a partir desta segunda-feira, dia 16 e de forma definitiva a partir do dia 23/3. Quanto à suspensão das aulas em instituições particulares, estas serão facultativas. A partir de segunda-feira, 16, a Diretoria de Educação e as demais Diretorias da Administração Municipal envolvidas diretamente com paralisação de parte de seus atendimentos, estarão orientando a população de como proceder.
Em casos suspeitos do COVID-19, a pessoa deverá entrar em contato direto através do telefone (14) 99740-8628, onde será orientada como deverá proceder para ser atendida.