A Administração Municipal através da Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente encomendou junto a empresa Plante Quer a realização de uma avaliação da situação biomecânica de algumas árvores do Município que se encontravam em possível situação de risco iminente de queda.
O objetivo era que se evitasse que essas árvores provocassem acidentes que possam inclusive vir a tirar a vida de uma pessoa.
Segundo o engenheiro agrônomo da empresa contratada, foi realizada em primeiro lugar, uma avaliação visual das árvores indicadas pela Diretoria do Meio Ambiente. Durante a análise foi usado um equipamento de impulso (tomografia de impulso), auxiliando na avaliação da situação biomecânica das árvores. Com isso foi possível avaliar a situação do caule e a distribuição das raízes das árvores; se existia comprometimento que levasse a aconselhar o seu corte, por questão única de segurança.
Para que seja indicado o corte da árvore é preciso que 2/3 tanto do caule, como das raízes, estejam comprometidos.
Diante dessa análise encomendada a Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente vem realizando a supressão de algumas árvores na cidade, principalmente em praças, jardins e passeio público.
Na manhã desta quinta-feira, 9, três árvores na praça da Rodoviária Municipal tiveram que ser suprimidas, já que estavam com o caule podre e rachaduras.
Foi necessário o apoio de um serviço de guindaste com gaiola para que os funcionários pudessem operar os cortes de uma casuarina e duas alfineiras.
Os serviços necessários de supressão das arvores que encontram-se em risco de queda na cidade irão continuar sendo realizados pela Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente.