A Administração Municipal através da Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente terceirizou os serviços de coleta do lixo úmido e seco do Município.
A empresa vencedora e responsável pela coleta do lixo úmido foi a Conservita e a do lixo seco a Cleanmax.
A Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente explica que não é permitido amontoar mais os sacos de lixo nas vias públicas, mesmo que isto leve mais tempo para que o serviço seja realizado.
“Nós pedimos a colaboração da população para que coloque o seu lixo na porta de sua casa a partir das 7h00 da manhã, em suas lixeiras; evitando colocar nos canteiros centrais das avenidas. Pedimos também que não amontei os lixos em determinados pontos das calçadas e que nos ajude a realizar uma coleta mais eficiente”, explica o diretor Junior Cella.
Os dias das coletas do lixo seco e úmido não sofreram modificações e o cronograma estabelecido pela Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente continua o mesmo, ocorrendo de forma setorizada, de segunda a sábado, das 7h00 às 17h00 o mesmo ocorrendo com o lixo seco, que passa uma vez por semana na porta de sua casa.
Na última terça-feira, dia 7, foi publicado em um grupo de rede social que havia lixo amontoado sobre a calçada na Rua XV de Novembro, cruzamento com a Comendador José Manoel Pupo, próximo ao ginásio “Prof. Helio da Silva”, dando a entender que o fato havia sido causado pelos coletores e transferindo a responsabilidade para a Administração Municipal, de forma equivocada. O lixo que se encontrava amontoado no local, possivelmente, foi ação dos moradores das proximidades e dos não coletores.
A Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente monitorou a situação e na noite de ontem, 8, no mesmo local já havia lixo amontoado, que foi coletado na manhã desta quinta-feira, 9, e logo em seguida, após a coleta ser realizada, novo lixo já havia sido colocado no local.
Esse lixo colocado indevidamente somente será coletado no próximo sábado, dia 11, quando a coleta retornará ao local. Com a presença constante de animais soltos que perambulam pela cidade, muito provavelmente, este lixo colocado indevidamente no local, será remexido e espalhado pela rua e calçada da proximidade, causando transtorno aos moradores da localidade e também aos demais usuários.
Agindo dessa maneira a população não estará colaborando para que a coleta seja efetiva e não cause transtornos, com lixos espalhados por calçadas, avenidas e ruas da cidade.
Para tanto é necessário que a população colabore, inclusive não despejando o lixo úmido ou restos de materiais de construção em estradas rurais do Município; o que vem ocorrendo em muitos locais. Essa ação é considerada como crime ambiental, podendo a pessoa responder pelo ato.
Outro cuidado que a população deverá ter sempre é com relação aos materiais cortantes, principalmente os vidros, que devem ser embalados de forma que não provoquem acidentes nos coletores.