Com o tema: “Economia Brasileira, Cenários e Perspectivas”, Reinaldo Caffeo explicou a origem, causas e consequências da crise
Nesta quarta-feira, dia 22, o economista Reinaldo Caffeo esteve em São Manuel para ministrar a palestra “Economia Brasileira, Cenários e Perspectivas”. A plateia contou com 47 funcionários públicos, entre diretores, comissionados e servidores concursados; e cinco vereadores: Ailton Morrão, Alexandra Moretti, Jacó Ferreira dos Santos, João Paulo Piovan e Marco Aurélio Micheletto.
De acordo com o Prefeito Ricardo Salaro, o objetivo da palestra foi expor a situação de âmbito nacional da economia. Reinaldo Caffeo, que é economista, consultor e professor universitário, primeiro contextualizou o momento atual de crise realizando um histórico, que foi iniciado na concepção do Plano Real. “Para não passarmos por esse momento econômico, era necessário que, desde a década de 1990, tivessem ocorrido reformas em várias áreas, como a da previdência”, relatou.
Depois, Reinaldo expôs as ações que estão sendo feitas e âmbito nacional pra reverter a crise e as ferramentas que os economistas utilizam para controlar a inflação e os juros. Por fim, o economista apresentou uma previsão, que indica um “otimismo realista”: A partir do segundo trimestre de 2017, o PIB brasileiro deve voltar a crescer. “A palavra-chave é austeridade! A boa notícia é que vamos voltar a crescer. A ‘má’ notícia é que será preciso conquistar pouco a pouco fatias desse crescimento”, concluiu.
Os participantes parabenizaram o palestrante e a ação do Gabinete em promover encontros de contextualização macro da economia. “Chamei funcionários e diretores para essa palestra, pois são vocês (funcionários e diretores) que vão ajudar eu e o Major a administrar São Manuel e fazer mais com menos dinheiro”, comentou o Prefeito.
economia Brasil, palestra, Prefeitura, Reinaldo Caffeo, são manuel