Vidro quebrado, palitos de churrasco e outros objetos perfuro-cortantes mal acondicionados são um risco aos coletores de lixo
O número de acidentes de trabalho durante a coleta seletiva tem aumentado em São Manuel. Semanalmente são registrados acidentes leves com os coletores de lixo e, segundo a Técnica em Segurança do Trabalho da Prefeitura, Maria Mistretta, anualmente, em média, cinco servidores são feridos gravemente e recebem licença por acidentes ligados ao descarte inadequado de materiais perfuro-cortantes.
Vidro quebrado, espetinho de churrasco, agulhas e outros objetos que podem perfurar e cortar a pele são descartados de forma inadequada, oferecendo risco à saúde dos coletores e de toda a sociedade. Além de machucar, esses utensílios podem transmitir AIDs e Hepatites B e C.
Vidro quebrado: embrulhe bem os objetos quebrados, como louça, copos, garrafas e espelhos em jornal. Coloque o pacote feito com jornal em uma caixa de sapato ou caixa de leite, preferencialmente, com um aviso fixado “vidro quebrado”. Esse tipo de material deve ser descartado como lixo reciclável.
Lâminas de barbear: condicione-as em uma embalagem de material resistente à perfuração antes de descartá-las no lixo doméstico.
Agulhas e seringas de injeção: é necessário colocá-las dentro de garrafas PETs devidamente tampadas e devem ser levadas ao posto de saúde mais próximo de sua residência para o correto descarte.
Lâmpadas fluorescentes queimadas: devem ser devolvidas ao local da venda ou fabricante.
Espetinhos de churrasco: devem ser embrulhados em jornal e colocados dentro de saco plástico, porém sempre verificando se não tem pontas à mostra para que não perfure o coletor.
coleta de lixo, cuidados, lixo cortante, materiais perfuro-cortantes, são manuel