No último dia 6 de agosto foi realizada no Sindicato Rural de São Manuel a primeira reunião que marcou o início da construção do novo Currículo para a educação de São Manuel, que contou com a participação de representantes de todas escolas do município e da Diretoria de Ensino de Botucatu.
Estiveram presentes os Diretores das Escolas Estaduais (Dr. Manuel José Chaves e Walter Carrer), da APAE, das Particulares (Holus, Crescer e Aprender, Luma Carolina) e Supervisores da Diretoria de Ensino de Botucatu.
A abertura do evento foi feita pelo prefeito Ricardo Salaro que ressaltou a importância da construção coletiva do currículo do município, que não será adotado apenas pela Rede Municipal, mas como o próprio nome indica, deverá ser um documento que servirá como parâmetro para todas as instituições de ensino da cidade.
O que é
Com a homologação da Base Nacional Comum Curricular, os Estados e Municípios foram acionados para elabora ou reorganizar os currículos de suas redes de ensino. A partir dessa normativa, os municípios puderam optar por firmar parcerias, por meio de adesão, para construir coletivamente esse documento.
O município de Manuel optou por aderir ao Currículo Paulista que foi homologado no dia 1º de agosto de 2019 e complementá-lo com os itens de contextualização das especificidades locais.
A reunião com as instituições de ensino do município tem exatamente essa finalidade: dar início às adaptações de assuntos que dizem respeito a nossa cidade e região.
Novos encontros estão agendados para que toda a comunidade são-manuelense tenha oportunidade de se manifestar e opinar sobre quais temas devem ser abordados em nosso currículo e quais aspectos históricos, culturais, esportivos, artísticos e outros devem ser ressaltados.
No encerramento o diretor de Educação, Beto Saglietti agradeceu a presença de todos e colocou a estrutura da Administração Municipal à disposição para dar continuidade ao processo visando a implantação do novo currículo em 2020.