Na noite do último dia 6, na Assembleia Legislativa, com o auditório Teotônio Vilela lotado, foi lançada uma nova etapa da nossa Frente Parlamentar de Combate ao Diabetes (FREPADI).
Após quatro anos depois de sua criação, a FREPADI se renova com muito mais força para a continuidade dos trabalhos de conscientização e prevenção da doença, além de fomentar a discussão de políticas públicas sobre o tema, com propostas que auxiliem na prevenção, educação e no combate da doença e suas causas.
Estiveram presentes na solenidade representantes de todas as regiões do Estado de São Paulo, entre sociedade civil, entidades, prefeitos, vereadores, secretários municipais e demais lideranças políticas, acompanhando esse momento em que a FREPADI já conta com a adesão de 67 deputados da casa, 5 projetos de lei propostos, 2 leis aprovadas e sancionadas, 5 mil quilômetros rodados e cerca de 350 mil pessoas impactadas pela Caravana Azul, nos quatro cantos do Estado, com informações e discussões sobre políticas públicas para portadores de diabetes.
O deputado Fernando Cury que presidente essa importante Frente Parlamentar disse em seu discurso que o momento era especial. “Foi difícil segurar a emoção ao lembrar de como tudo começou: minha sobrinha Bia, razão desse empenho e luta em favor dos diabéticos, estava ali, pertinho de mim. Ela foi diagnosticada com a doença em 2012, aos 4 anos de idade, e a partir daí, passei a conhecer a realidade e a complexa rotina de quem convive com o diabetes. Em junho de 2015, no início do meu primeiro mandato, criei a Frente Parlamentar de Combate ao Diabetes, com as atividades itinerantes da Caravana Azul, que colheu informações para a proposta de projetos de lei, dos quais já temos 2 leis de minha autoria aprovadas: Lei 16.576/2017, que instituiu a Semana de Prevenção, Controle e Combate ao Diabetes, entre os dias 8 e 14 de novembro; e Lei 17.119/2019, que assegura ao aluno diabético da rede estadual de ensino um cardápio de alimentação escolar especial, adaptado à respectiva condição de saúde.
Faço questão de registrar aqui e agradecer a presença de cada um que esteve presente na noite de ontem, estendendo meus cumprimentos a todos os profissionais e voluntários que atuam diariamente com informações, cuidados, pesquisa e tratamento para o diabetes, e um abraço mais que especial aos portadores de diabetes e seus familiares, que encaram a dura rotina de cuidados que a doença exige” falou o deputado Fernando Cury.
De São Manuel estiveram prestigiando o evento as diretoras municipais Jô Fuim (gabinete), Patrícia Rossanessi (saúde) e Luis Miraglia (assessor do deputado).