As “meninas” do time de vôlei adaptado de São Manuel estão felizes, fazendo o que mais gostam: praticar esportes, tudo por conta de uma melhor qualidade de vida, após os mais de sessenta e poucos anos.
O técnico Rogério da Silva comanda os treinamentos que são realizados com um grupo de 14 atletas, que se redescobriram na prática do esporte, cuja idade varia de 55 a 76 anos, com média de idade de 65 anos. Além do vôlei adaptado, nossas atletas ainda participam de aulas de capoterapia, ginástica e dança; que são realizadas no Centro de Convivência do Idoso, cujo projeto é desenvolvido pela Diretoria de Promoção Social.
Mas voltando ao vôlei adaptado; as regras diferem um pouco do vôlei tradicional jogado, aonde não existem toques precisos na bola e sim jogadas de efeito, cuja arma principal é o bom posicionamento para a defesa e ataque. Exige concentração e bom preparo físico dos praticantes.
A Diretoria Municipal de Esportes é a responsável pelos treinamentos das equipes masculina e feminina, que estão sob o comando dos técnicos Edivaldo de Paula Almeida e Rogério da Silva, respectivamente.
Idade não é problema
Dentre as atletas que compõe a equipe feminina de São Manuel, um dos destaques é Zilda Fernandes Alves, natural da cidade de Anhembi, que com seus 76 anos (ela faz questão de mencionar a idade!) sente-se uma adolescente nas quadras.
Zilda iniciou no vôlei adaptado no ano de 2.000 na cidade de Santa Maria da Serra e passou a jogar por São Manuel no ano de 2011. “O esporte representa tudo na minha vida. É o que mais gosto de fazer, me faz bem, me deixa feliz; quando estou com as meninas, esqueço do mundo” brinca Zilda, já ansiosa para entrar na quadra.
A equipe de São Manuel além de Zilda, conta ainda com: Adélia, Terê, Maria, Rosa, Margô, Cida (duas!), Alice, Nilza, Neusa, Sueli, Olga, Narcisa, Carminha e Odete.
Vice em Bofete
No último dia 1º de setembro, as equipes masculina e feminina estiveram participando do Festival de Inverno na cidade de Bofete, que reuniu as equipes das cidades de Bofete, São Manuel, Macatuba e Porangaba.
No feminino, ficamos na segunda colocação, com Bofete em primeiro e Macatuba em terceiro.
No masculino, Macatuba foi a campeã, Bofete vice e São Manuel ficou na terceira colocação.
Treinos
Os treinamentos das equipes de vôlei adaptado acontecem no ginásio do poliesportivo, sendo as segundas e quartas-feiras, a equipe feminina, das 19h00 às 21h30 sob o comando do técnico Rogério da Silva e a masculina sob o comando do técnico Edivaldo Aparecida de Paula Almeida, as terças e quintas-feiras, no mesmo horário. As pessoas que desejam integrar as equipes do vôlei adaptado da cidade podem procurar os técnicos e participarem dos treinamentos.