Na noite dessa segunda-feira, 2 de dezembro, o Ginásio da Escola "Prof. Walter Carrer" foi palco de uma importante celebração do compromisso e da dedicação dos professores alfabetizadores da rede pública municipal. A Mostra de Boas Práticas de Professores Alfabetizadores reuniu educadores, gestores e autoridades municipais, e faz parte da formação anual do Programa Alfabetiza Juntos São Paulo, uma iniciativa do Governo do Estado que visa fortalecer e qualificar o processo de alfabetização nas escolas públicas.
Ao longo de 2024, a professora coordenadora pedagógica Fabiana Gil desempenhou o papel de formadora, enquanto a professora supervisora de ensino Adriana Lázaro atuou como articuladora local do programa em São Manuel. Representando o município, elas receberam as diretrizes e metodologias diretamente do Estado, adaptando e aplicando essas práticas de forma alinhada às necessidades e realidades locais, em sete módulos, divididos em:
Ser docente alfabetizador: entre o ensinar, o aprender e o avaliar
Diagnóstico: avaliação a serviço do planejamento
Agrupamento produtivo e modalidades organizativas da rotina
A criança como leitora: estratégias e práticas de leitura
Gêneros textuais: recursos potentes nas práticas de leitura e escrita na alfabetização
O desenvolvimento da fluência
Evidências de boas práticas
A Mostra foi uma vitrine do esforço coletivo dos professores e profissionais da educação que buscam inovar e melhorar o processo de alfabetização. Durante a noite, os visitantes puderam conhecer, por unidade escolar, projetos pedagógicos que fazem a diferença na vida dos alunos, com metodologias que envolvem o uso de tecnologias, jogos educativos, contação de histórias e atividades interativas, criando um ambiente de aprendizado mais dinâmico e eficaz.
A diretora de Educação, Elys Pachecco, ressaltou a importância de se promover essas trocas de experiências. "A educação é um processo coletivo, e todos nós temos a responsabilidade de contribuir com o crescimento dos nossos alunos. A Mostra de Boas Práticas é uma excelente oportunidade para reconhecer o trabalho dos nossos professores e, mais ainda, para que cada um possa levar um pouco mais de conhecimento e inspiração para aplicar em suas próprias salas de aula", afirmou.
O Prefeito Ricardo Salaro iniciou sua fala explicando que as redes municipais e estaduais de educação têm o objetivo de desenvolver processos educativos que promovam a aprendizagem significativa, a formação cidadã e o desenvolvimento pleno dos estudantes, preparando-os para os desafios do mundo contemporâneo. "A preocupação do verdadeiro educador é construir uma educação cidadã voltada para o desenvolvimento dos indivíduos, do ser humano. E é por isso que quero render uma menção honrosa a todos os professores da rede, que se envolvem nas capacitações disponibilizadas em prol do desenvolvimento das nossas crianças", declarou.
Diversos estandes foram montados no ginásio, onde os professores, coordenadores e diretores apresentaram suas práticas inovadoras, que abordam desde o ensino da leitura e escrita até a utilização de recursos audiovisuais e lúdicos para tornar o aprendizado mais atraente e eficaz. Estiveram expondo as boas práticas sete escolas municipais de Anos Iniciais de Ensino Fundamental.
A mostra contou com apresentações culturais dos estudantes da EMEF "Prof. Walter Carrer". A primeira intervenção foi a leitura de "A Menina Bonita do Laço de Fita", de Ana Maria Machado, realizada pelas alunas Lorena e Yasmin de Brito Costa, da turma do 1º ano D, da professora Lindaelva. A segunda foi um teatro de "Chapeuzinho Vermelho", interpretado pelos alunos Helena, Letícia, Bruno, Pedro, Lorena e Leonardo, do 2º ano D, da professora Edna. Após as apresentações, 49 professores e coordenadores receberam certificados do curso presencial.