26 ABR 2024
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO TIETÊ-JACARÉ REALIZA REUNIÃO HISTÓRICA EM SÃO MANUEL
A primeira plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré (CBH-TJ) presidida pelo Prefeito Ricardo Salaro ocorreu no Teatro Municipal, nesta sexta-feira (26), e obteve saldo positivo, com resultados aguardados há anos. Durante a reunião foram anunciados: a abertura do Curso de Pós-graduação da Unesp específico para servidores municipais para criarem projetos sobre a temática e o resultado do Programa de Drenagem Sustentável e Revitalização de Rios Urbanos (PDSRR).

Dentre os 34 participantes vindos de 12 municípios, três Prefeitos estiveram presentes: Eli Doniseti Cardoso (Iacanga), Leandro Correa (Brotas) e Valdir de Souza Melo (Boraceia). Além dos representantes de prefeituras e autarquias, compareceram membros: da Fatec Jahu, da APROJAPE (Associação de Produtores Rurais do Vale do Rio Jacaré Pepira), do Instituto Janela Aberta, da Baobá Projetos, da CFB (Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade), da CIESP Araraquara, da Universidade Federal de São Carlos, da Universidade de Araraquara, da Unesp Araraquara, do Instituto Pró-Terra, da Associação Escola de Agrimensura de Araraquara e da MAE Natureza.

A mesa diretora, composta pelo Presidente Ricardo Salaro, Vice-presidente Katia Sakihama Ventura e Secretária Executiva Érica Rodrigues Tognetti, abriu a reunião com a apresentação da pauta que compreendeu a deliberação sobre: prorrogação de prazo para projetos de Demanda Induzida; critérios e prazos para segunda chamada de Distribuição dos Recursos Financeiros; adequações na Revisão do Plano de Ação e Programa de Investimento e Prioridades de investimento do CBH-TJ com recursos FEHIDRO-Cobrança.

Em seguida, os professores Sergio Azevedo Fonseca, da Unesp, e Jozrael Henriques Rezende, da Fatec Jahu, explicaram sobre o curso “Gerenciamento de recursos hídricos e planejamento ambiental em bacias hidrográficas”, que se iniciará na segunda quinzena de agosto, com duração de 18 meses. A pós-graduação tem o objetivo de especializar pessoal técnico relacionado à gestão de recursos hídricos nos municípios que compõem a Unidade de Gerenciamento Hídrico da Bacia Tietê-Jacaré. De acordo com os docentes, a finalidade é que os alunos tenham instrumentos para o desenvolvimento de projetos aprovados por órgãos que ofertam recursos hídricos. A primeira turma terá 50 vagas.

Após essa explanação, a Baobá Projetos Socioambientais apresentou o resultado do Programa de Investimento e Prioridades de investimento do CBH-TJ, que selecionou dois municípios da Bacia Tietê Jacaré para realizar o projeto de drenagem hídrica. Os escolhidos foram Dois Córregos e Bauru. Além disso, ao final do projeto, será disponibilizado uma catálogo de técnicas realizadas e diretrizes para serem implementadas nos outros municípios conforme cada contexto.

Além de São Manuel, representado por Salaro; Michael Alves, Diretor de Agricultura e Meio Ambiente Michael; Dayana Bueno, engenheira agrônoma, e Jô Fuim, Diretora de Gabinete, estiveram presentes representantes de: Araraquara, Barra Bonita, Bauru, Bocaina, Boraceia, Brotas, Dois Córregos, Iacanga, Jaú, Lençois Paulista, Nova Europa e São Carlos, sendo este localizado a mais de 150km de São Manuel.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré foi criado em outubro de 1995 e instalado oficialmente em fevereiro de 1996, é composto por 34 cidades e a participação é dividida em: 12 cadeiras da sociedade civil organizada, 12 cadeiras do estado e 12 cadeiras dos municípios. Em março de 2023, o Prefeito de São Manuel, Ricardo Salaro, foi eleito como Presidente do Comitê no biênio 2023/2024.