19 ABR 2024
CORONEL RESPONSÁVEL PELO TG REALIZA VISITA DE INSPEÇÃO EM SÃO MANUEL
Na manhã desta quinta-feira, 18, o Tenente Coronel Filipe Cardoso Gomes (Chefe da seção de Tiros de Guerra na 2ª Região Militar) e o sargento Claudomir Severino da Silva (Auxiliar da Sessão de Tiros de Guerra) estiveram em São Manuel inspecionando o local onde será reinaugurado o Tiro de Guerra TG 02-039, inclusive com a mesma numeração de abertura. Denominado “Major Mário Tiozzo”, o prédio está localizado na Av. Comendador Luiz Fittipaldi, que no passado já abrigou o Tiro de Guerra, cujas atividades foram encerradas em 1º de janeiro de 2006.

O Prefeito Ricardo Salaro, os diretores Silvio Tonon (Gestão e Serviços), Michael Alves (Agricultura e Meio Ambiente) e Jô Fuim (Gabinete) guiaram os militares na vistoria. As autoridades analisaram as áreas externas e internas do prédio que, no momento, abriga o Projeto Luz. Em breve, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos terá uma construção própria no Núcleo Habitacional Prof. José Innocenti, onde recebeu uma doação permanente de terreno.

Atualmente, o Estado de São Paulo possui 78 unidades de Tiro de Guerra, sendo que a reabertura do TG 02-039 em 1º de janeiro de 2025 engrossa esse número. A previsão da inauguração é para o final de novembro, quando a edificação estará pronta para atender as necessidades de segurança do Exército Brasileiro. A principal modificação será interna, na sala que abrigará a reserva de armamento, que necessita de adaptação específica.

Com um espaço amplo, o prédio possui 8 salas mais: cozinha, refeitório, salão e vestiários, além da área externa com quadras, estande de tiro e gramado. O Tenente Coronel Filipe Gomes se surpreendeu positivamente com a estrutura já existente apontando algumas modificações, como: aumento da parede do estande de tiro, reforço no forro interno da edificação e nas janelas e portas no depósito de armamento, base para hasteamento de bandeiras e criação de estacionamento externo. “Após essa visita, vamos processar as informações, alinhar algumas questões e dar andamento ao projeto. Me surpreendeu positivamente”, relatou o Coronel.

Os assessores Anizio e Thyago disponibilizaram a planta do prédio, que foi encaminhada para o Arquiteto do Exército realizar o projeto de reforma. Após a aprovação, a Prefeitura encaminhará para a licitação que selecionará a construtora que fará a obra. As documentações de cooperação técnica já foram preenchidas pelo setor de Convênios, sendo que - da parte burocrática - falta apenas o plano de trabalho, que será desenvolvido focando nas necessidades do Município.

Na oportunidade, Salaro e o diretor Silvio Tonon relembraram com saudade momentos de quando estiveram no Tiro de Guerra, nos anos 1980. “A vivência como atirador rendeu momentos saudosos, mas também ensinamentos de responsabilidade, cooperação e companheirismo”, relatou o Prefeito.

O processo para o retorno do TG a São Manuel foi iniciado em 2018, sendo que o Prefeito Salaro realizou duas visitas à sede do Comando da Segunda Região Militar, em São Paulo. Apesar de avançado, o trâmite sofreu paralisação por causa da pandemia da Covid-19.  Retomada as tratativas, em 2023, o Coronel Amaral Peixoto e sua equipe vieram inspecionar as futuras instalações do Tiro de Guerra. Este ano, em 1º de abril, foi publicada a Portaria C Ex n.º 2.205, que oficialmente criou o Tiro de Guerra n.º 02-039.