08 ABR 2024
GABINETE
SÃO MANUEL LANÇA 2ª ETAPA DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE E GOVERNANÇA PÚBLICA MUNICIPAL
Na manhã desta segunda-feira (8), aconteceu o lançamento da 2ª etapa do Programa de Integridade e Governança Pública Municipal em São Manuel, focada na Governança, ação que demonstra o compromisso da administração municipal em promover uma gestão transparente e ética. Essa iniciativa, realizada em parceria com a União dos Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP), é uma continuação dos esforços para fortalecer as práticas de integridade e prevenção à corrupção no âmbito municipal. De acordo com o projeto, a primeira fase já realizada é sobre Integridade legislativa; a segunda - lançada na oportunidade - Governança; e a última é sobre Governo Participativo.

O evento de lançamento contou com a presença do prefeito Ricardo Salaro, dos Diretores Municipais e de servidores municipais, além do Coordenador do Programa e presidente da Associação Brasileira das Agências de Desenvolvimento (ABADES), Luis Mário (Marinho), reforçando o engajamento das lideranças locais nesse processo.

Conforme Marinho, a administração pública se vale da integração das diferentes pastas, para que se forme um conjunto de ações e se desenvolvam políticas públicas que cheguem eficientes lá na ponta, no munícipe que mais precisa. “ É necessário os servidores colocarem no papel tudo o que estão fazendo e, a partir dessa expertise, listarem o que cada um acha que a cidade realmente precisa. Precisamos colocar as ideias no papel”, explica Marinho.

Destaca-se o reconhecimento recebido pelo prefeito Ricardo Salaro em novembro de 2023, quando esteve na sede do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, em Araraquara, recebendo a premiação da UVESP (1ª fase). Fruto do seu compromisso com a promoção da integridade e eficiência na gestão pública, demonstrando resultados concretos em iniciativas de combate à corrupção. De acordo com o Prefeito, esse programa é uma forma de realizar a continuação do desenvolvimento, planejando metas para daqui 10 anos, fortalecendo, assim, as boas práticas.

Sobre a 2ª fase do programa
A 2ª fase do programa incluirá capacitações e treinamentos para os agentes públicos, abordando temas essenciais como a Lei de Acesso à Informação e a divulgação transparente de contratos, licitações e editais. O Programa também estabelece critérios claros para premiação, incentivando as instituições participantes a alcançarem padrões de excelência em integridade e governança.

Ao final do processo, os órgãos participantes serão reconhecidos com o "Selo de Integridade Pública Municipal", com a possibilidade de serem premiados nas categorias bronze, prata ou ouro, conforme os resultados obtidos. Especial destaque será dado aos órgãos que alcançarem o padrão ouro, reconhecidos por sua eficiência na gestão.

Essa iniciativa demonstra o comprometimento da administração municipal de São Manuel em promover uma gestão transparente, ética e eficiente, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da comunidade local.