25 MAR 2024
SÃO MANUEL REGISTRA 1.576 CASOS POSITIVOS DE DENGUE
Foto divulgação
A Diretoria Municipal de Saúde, através da sua equipe de Controle de Zoonoses, totalizou 1.576 casos positivos de Dengue em 2024, sendo 1.543 autóctones (originários da região) e 33 importados. Além disso, foram registrados 958 casos que foram testados e apresentaram resultados negativos.

O bairro com maior incidência é a Vila São Geraldo, com 394 casos positivos (sendo 390 autóctones e 4 importados), seguido pelo bairro Santa Mônica com 277 casos autóctones, Vila Rica com 170 casos também autóctones e 9 importados e, Centro com 95 casos autóctones e 4 importados.

A equipe da vigilância epidemiológica municipal continua aderindo às diretrizes estabelecidas pelo protocolo da vigilância estadual. Isso envolve a realização de visitas às residências afetadas, aplicação de nebulizações quando necessário, especialmente em ações de bloqueio nos casos positivos, promoção de atividades educativas em escolas, residências e outros espaços, controle de criadouros do mosquito transmissor, avaliação da densidade larvária e notificação de casos.

Você pode consultar nos gráficos a distribuição da incidência de casos positivos de Dengue na cidade no quadro anexo.

Confira as dicas para prevenção da dengue:

1. Utilize repelente
Passar o produto nas partes do corpo que ficam expostas, como braços e pernas, é uma maneira eficaz de manter os mosquitos afastados da pele.

2. Cubra a maior parte do corpo, quando possível
O Aedes aegypti é atraído pela substância que o corpo humano elimina por meio do suor e da respiração, sendo importante utilizar roupas que cubram a maior parte do corpo para atenuar esse processo.

1. Elimine focos de água parada
    Evite deixar qualquer reservatório de água parada sem proteção em casa. O mosquito pode usar como criadouros desde espaços como caixas d’água e piscinas abertas até pequenos objetos, como tampas de garrafa e vasos de planta.

2. Coloque telas em janelas e portas
    Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.

3. Aplique inseticidas e larvicidas
    Inseticidas são grandes aliados na prevenção da dengue, pois ajudam a eliminar focos do mosquito em locais abertos e fechados. Se você perceber a presença de mosquitos em qualquer espaço, é importante que a equipe de Controle de Zoonoses seja avisada da localização exata, para que possa atuar pontualmente no local.

Fonte: Vigilância Epidemiológica Municipal / Diretoria Municipal de São Manuel