15 JAN 2024
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
FLAMBOYANT DO PARQUINHO DO POLI TERÁ QUE SER SUPRIMIDO
Uma árvore flamboyant, de origem Africana, nativa de Madagascar que está plantada próximo ao parquinho do poliesportivo terá que ser suprimida, segundo a Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente.
Essa árvore se beneficia muito do clima quente e por isso se desenvolveu muito bem no território nacional. Ela pode alcançar até os 20 m de altura com um tronco mediano e por vezes tortuosas é muito utilizada para composições de jardins por sua estética, contudo possuindo raízes fortes e superficiais não é indicada para ser plantada próxima a passos e construções quaisquer.
Após análise tomográfica e fitossanitária realizadas com o propósito de avaliar as condições de saudabilidade da árvore, foi recomendado ao Meio Ambiente a sua supressão.
Houve ainda a constatação recorrente de quedas de galhos e ramos e ainda de infestação por cupins, após o exame tomográfico, não sendo garantido que a árvore se mantenha em pé mediante fortes ventos e movimentação de terra com as chuvas.
O local é muito frequentado por crianças, acompanhados por adultos, já que a árvore está próxima a vários brinquedos do parque de diversão instalado no poliesportivo.
Diante do perigo iminente de queda, a Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente irá fazer a supressão da árvore nos próximos dias e irá plantar no local, uma espécie compatível com a zona urbana e local, que também possa dentro de pouco tempo proporcionar sombra as crianças e embelezamento.