10 JAN 2024
PROMOÇÃO SOCIAL
NOVAS CONSELHEIRAS TUTELARES TOMARAM POSSE NA MANHÃ DESTE DIA 10
Em solenidade realizada no CCI-Centro de Convivência do Idoso na manhã desta quarta-feira (10), tomaram posse a novas Conselheiras Tutelares eleitas no Município para o quadriênio 2004-2007). Elas foram eleitas através de votação direta da população em novembro de 2023.
Tomaram posse as Conselheiras Tutelares: Taisa Amanda Brombine Santos do Carmo, Débora Cristina Delbone Guirelli, Alessandra Aparecida Sevato, Jaqueline Silveira Benatti e Ana Carolina Bolognesi Cordão.
Participaram da solenidade de posse das novas Conselheiras, o prefeito Ricardo Salaro Neto, a vice-prefeita Márcia Oliveira, o vereador Kleber Benvindo, a Diretora da Promoção Social Lilian Fusco, Diretora de Gabinete Jo Fuim, Diretora de Saúde Patrícia Rossanesi, Diretor de Comunicação Tony Forti, a Presidente do CMDCA Miriam Roveres, o Delegado de Polícia Civil de São Manuel Dr. Carlos Julião Filho, o Sub-Tenente PM Joaquim Eleutério Ferreira Junior da 2ª. Cia da Polícia Militar, João Guilherme Girardi representando a Caixa Econômica Federal, a Comandante da GCM Simone Parenti, membros das entidades do Terceiro Setor, representante da OAB Naiara Aparecida Fonseca, representante da Pessoa Portadora de Deficiência CMDCA Renato Bragiato, diretores das escolas da rede municipal e estadual do Município e demais convidados.
O prefeito Ricardo Salaro destacou a importância e a responsabilidade do trabalho desenvolvido pelas Conselheiras Tutelares no Município, que contam com a retaguarda das Diretorias da Promoção Social e do Gabinete, além do poder judiciário e das policias civil e militar.
Usaram ainda da palavra a Presidente do CMDCA Miriam Roveres, a Diretora da Promoção Social Lilian Fusco e o Dr. Carlos Julião, Delegado da Polícia Civil local; todos se colocando à disposição para auxiliar no trabalho conjunto com as novas Conselheiras.
Conselho Tutelar
Criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo que zela pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Trata-se de um órgão público municipal que representa a sociedade na missão de proteger e defender crianças e adolescentes que tiveram direitos violados ou que estão em situação de risco. Dentre suas atribuições está o encaminhamento de denúncias ao Ministério Público; medidas protetivas, como o acolhimento institucional; além da requisição de serviços públicos nas áreas de saúde, educação, assistência social, direcionados a crianças e adolescentes como também a garantia de direitos à vida, à saúde, à educação, ao lazer, à liberdade, à cultura e à convivência familiar e comunitária.