01 DEZ 2023
3 DE DEZEMBRO - DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro) é uma data comemorativa internacional promovida pelas Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1992, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas. Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela inclusão das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural. A cada ano, o tema do Dia é baseado a partir do objetivo do exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade, estabelecido pelo Programa Mundial de Ação a respeito das pessoas com deficiência pela ONU em 1982.
O tema proposto pela ONU para este ano de 2023 é: “Construir Melhor: em direção a um mundo pós-covid inclusivo, acessível e sustentável.".
"Pensar a inclusão perpassa por uma complexa e contínua necessidade de superar as barreiras do preconceito, da desinformação e da percepção de pessoas tão somente como pessoas, independentemente de suas condições físicas, sensoriais, mentais ou cognitivas que as diferenciam entre si, especialmente neste momento pós-pandêmico.", enfatizou o Diretor dos Direitos da Pessoa com Deficiência em exercício, Renato Bragiato.