A ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL ATRAVÉS DA DIRETORIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE, APÓS A REALIZAÇÃO DE ANÁLISE TOMOGRÁFICA QUE INDICOU A NECESSIDADE DO CORTE DE UMA ÁRVORE, ESPÉCIE SIBIPIRUNA, LOCALIZADA NO CRUZAMENTO DAS RUA COMENDADOR JOSÉ MANOEL PUPO COM A RUA 7 DE SETEMBRO (ESQUINA DO MERCADO MUNICIPAL), REALIZOU O SERVIÇO NA MANHÃ DESTA SEGUNDA-FEIRA (13).
SEGUNDO A DIRETORIA DE MEIO AMBIENTE, A SUPRESSÃO DA ÁRVORE SE DEU EM FUNÇÃO DE TER SIDO DETECTADA A PODRIDÃO MUITO GRANDE EM SUA BASE E A ÁRVORE CORRIA O RISCO DE CAIR, ATINGINDO CASAS E PEDESTRES.
PROBLEMA COMUM E MUITAS VEZES, EM RAZÃO DO TIPO DE SOLO OU CANTEIRO, AS ÁRVORES NÃO ENCONTRAM CONDIÇÕES IDEAIS PARA SEU DESENVOLVIMENTO. ASSIM, AS RAÍZES SUPERFICIAIS COMPROMETEM SUA ESTABILIDADE, QUE PREVENTIVAMENTE PRECISAM SER CORTADAS.
APESAR DE SER UMA ESPÉCIE NACIONAL, A SIBIPIRUNA É CONSIDERADA UMA ESPÉCIE EXÓTICA. A SIBIPIRUNA FLORESCE ENTRE AGOSTO E NOVEMBRO E PRECISA DE PODA ANUAL PARA MANTER SEUS GALHOS SOB CONTROLE, GARANTINDO BOA SOMBRA SEM ATINGIR PONTOS INDESEJADOS. ESTA ESPÉCIE PODE ULTRAPASSAR 20 METROS DE ALTURA E VIVER CEM ANOS. ELA NÃO É CONSIDERADA UMA ESPÉCIE APROPRIADA PARA SER PLANTADA NA ZONA URBANA, PRINCIPALMENTE NAS CALÇADAS.
A DIRETORIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE, APÓS O CORTE DA ÁRVORE, IRÁ REALIZAR O PLANTIO DE ESPÉCIES ADEQUADAS, EM SUBSTITUIÇÃO, REALIZANDO DESSA FORMA, A REPOSIÇÃO NECESSÁRIA, QUANDO DA SUPRESSÃO DE ÁRVORES, NA VIA URBANA DO MUNICÍPIO.
A REFORMA DO MERCADO MUNICIPAL “CATARINA KOIKE” ESTÁ SENDO FINALIZA E TODA A CALÇADA EM SEU ENTORNO SERÁ SUBSTITUÍDA.