27 SET 2023
PRAÇA DO SANTUÁRIO DO DISTRITO DE APARECIDA SERÁ TOTALMENTE REVITALIZADA
A Administração Municipal irá revitalizar toda a praça central do distrito de Aparecida “Dom Servilio Conti”, cujas obras deverão ser iniciadas dentro dos próximos dias, já que a Diretoria de Obras deu a ordem de inicialização dos serviços, por parte da Construtora Holanda Ltda, vencedora do processo licitatório.  O custo total da revitalização da praça será de R$ 747.637,09, sendo R$ 615.073,96 proveniente do Governo do Estado, através do MIT (Município de Interesse Turístico) referente ao ano de 2022 e contrapartida da Prefeitura de R$-132.563,13.
A necessidade de revitalização da praça central do distrito, justifica-se, já que serão feitas diversas melhorias que incluem as calçadas e a acessibilidade, visto que as mesmas foram construídas há mais de 30 anos e na época não obedeciam nenhum tipo de critério ou Norma Técnica vigente, além da recuperação das ruas internas, nova iluminação e ajardinamento.
Além do mais, esta praça pública está localizada em um dos pontos turísticos mais famosos e visitados de nosso município, onde o turismo religioso é muito difundido no local, em função de abrigar o 2º Santuário em Honra a Nossa Senhora Aparecida no país.
Anualmente, no dia 15 de Agosto, ocorre a tradicional Festa em Assunção a Nossa Senhora Aparecida, frequentada por milhares de Romeiros que fazem a visitação da Imagem, com a presença de mais de 30 mil pessoas, somadas nos dias que antecedem a Festa e no dia 15 de Agosto.
A Praça, hoje denominada de “Dom Servilio Conti” encontra-se na área central no Distrito, e serve de acesso aos bairros adjacentes para se locomoverem ao centro da cidade.
Na revitalização da Praça “Dom Servilio Conti” estão programados os seguintes serviços a serem executados:
PISOS
Calçada: será realizada a regularização da base e a execução do piso em concreto com espessura de 7cm para as calçadas junto ao meio fio. Nas áreas da academia ar livre, playground, áreas de convivência e ao redor da igreja será executado piso em concreto polido mecanicamente, com espessura de 10cm (composto de tela soldada e lastro de brita);
Pavimento: em lajota na área próxima à entrada da igreja e próximo ao coreto, visando a melhor absorção de água.
Pavimento asfáltica: recapeamento de 1.313,55 m2 nas ruas internas da praça.
CORETO
A cobertura do Coreto será em telha cerâmica do tipo romana com estrutura sendo executada em madeira de boa qualidade. O telhado será construído conforme especificações de fabricante da telha.
PINTURA
Será empregada tinta acrílica nas paredes internas e externas, de cor a ser definida;
As esquadrias de madeira receberão pintura em verniz.
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
Serão retiradas as luminárias existentes sendo substituídas por conjunto de iluminação em LED.
PAISAGISMO
Limpeza e regularização de áreas para ajardinamento;
Plantio de placas de grama batatais nas áreas ajardinadas;
Plantio de árvores ornamentais: Pata de vaca, ipê amarelo, areca bambu, ipê roxo e manacá da serra;
Plantio de arbustos azaleia para ornamentação das áreas verdes;
Manutenção, limpeza e poda de árvores e arbustos existentes;
EQUIPAMENTOS E PERGOLADO
Instalação de bancos em concreto pré-moldado;
Instalação de mesas em aço inoxidável;
Instalação de poste em aço galvanizado com luminárias na academia ao ar livre;
Instalação de nova iluminação da praça em LED;
Instalação de equipamentos para academia ao ar livre;
Execução de pergolado na passagem central da praça para embelezamento e equilíbrio da vegetação que será plantada