O prefeito Ricardo Salaro havia assinado no último dia 25 de agosto o contrato com a empresa vencedora da licitação Vitória & Vitória Construções Ltda para a construção da nova ponte do Sobrado, que passa sobre o rio Araquá e que foi levada pelas fortes chuvas ocorridas em janeiro de 2020.
A Defesa Civil Estadual irá liberar, de acordo com o projeto de engenharia que foi apresentado, um recurso de R$ 1.697.037,28 e a Prefeitura de São Manuel irá entrar com uma contrapartida de R$ 820.072,90. O projeto de engenharia contou com a colaboração da Usina São Manoel.
A Diretoria de Obras do Município deu ordem de serviço para o início da obra que deverá ser iniciada na próxima semana.
A nova ponte
A necessidade da construção da nova ponte para travessia sobre o ribeirão Araquá irá viabilizar a volta da utilização da Estrada Municipal SMN-298, interrompida desde fevereiro de 2020, devido a ponte existente na época não ter suportado a vazão e cedido em virtude das precipitações recordes registradas, inviabilizando a passagem pelo local.
A nova ponte com 40 metros de vazão dará aos usuários melhor mobilidade e segurança, bem como facilitará o escoamento da produção agrícola e o transporte dos estudantes da zona rural. Trará ainda maior conforto e agilidade no transporte para os moradores e usuários do maior condomínio residencial da região, denominado Clube de Campo e Náutica Água Nova, existente a mais de 70 anos, beneficiando diretamente aproximadamente 5.000 pessoas, entre residentes e associados. A Estrada Municipal SMN-298 é um dos principais acessos de toda região agrícola servindo tanto como via de deslocamento para a cidade de São Manuel bem como acesso à Rodovia SP191 Geraldo Pereira de Barros que serve de escoamento para os produtos acabados da Usina Açucareira.