26 SET 2023
ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARTICIPAM DE LABORATÓRIO AO AR LIVRE
Na quinta-feira, 21, os estudantes do terceiro ano do ensino fundamental das escolas municipais de São Manuel participaram do “Laboratório ao ar livre: Conhecendo o solo da fazenda” na Fazenda de Ensino, Pesquisa e Extensão (FEPE) de São Manuel.
A atividade faz parte da terceira etapa de atividades do Clube da Mata envolvendo e proporciona aos alunos uma abordagem prática e sensorial para compreender a complexidade e a importância desse elemento fundamental para a vida na Terra.
Durante a ação, os alunos tiveram a oportunidade de explorar três diferentes tipos de solo: estrada, horta e floresta. Esse processo de coleta permite que observem de perto as características distintas de cada tipo de solo, como textura, cor e composição. O uso de lupas e microscópios proporciona uma visão detalhada dos grãos e dos organismos viventes presentes em cada amostra, tornando a experiência ainda mais envolvente e educativa.
Ao observar os grãos e os organismos viventes, os estudantes puderam compreender como a biodiversidade do solo influencia a saúde e a fertilidade desse recurso natural.
A parte final da atividade, envolveu uma experiência para observar a absorção do solo, para a compreensão do ciclo hidrológico e como os solos desempenham um papel vital nesse processo.
Durante a visita os alunos fizeram anotações sobre a absorção do solo, o que não se baseia apenas em um registro, mas também desenvolve habilidades de documentação e análise científica, promovendo uma abordagem mais crítica e reflexiva em relação ao tema envolvendo observação, exploração e experimentação.
Por meio dessa abordagem educativa os alunos são inspirados a desenvolverem um maior apreço pelo ambiente e a compreender sua responsabilidade na preservação desse recurso fundamental.
As visitas continuam ocorrendo às terças e quintas-feiras nas dependências da Fazenda de Ensino, Pesquisa e Extensão (FEPE) de São Manuel em período integral.