Na quarta e quinta-feira, 20 e 21, servidores da Diretoria Municipal de Saúde participaram de uma capacitação com os temas na Policlínica “Dr. Plínio Aristides Targa Filho” pela OSS Pirangi de São Manuel.
No dia 20, a capacitação teve o tema “Diretrizes Brasileiras do Rastreio do Câncer Cervical e Assistência Pré Natal” ministrado pela ginecologista e obstetra Drª Juliana Marques Paiva.
Na ocasião, participaram 33 profissionais entre médicos e enfermeiras que atendem no município, dividido em dois períodos, que puderam aprender mais sobre Câncer do colo uterino e linhas de cuidado; Coleta do citológico cervical; Situações especiais em gestantes, pacientes pós menopausa, pós histerectomia e imunossuprimidos; Laudos com achados normais, anormais e amostras insatisfatórias; Junção Escamo-colunar (JEC); Diagnósticos e consulta inicial; Assistência pré natal, mortalidade materna e a importância da anamnese completa; Exame físico, primeira consulta, idade gestacional, manobras de Leopold, altura uterina e consultas subsequentes; Exames laboratoriais e imagem de primeiro, segundo e terceiro trimestre; Gestação de risco baixo, intermediário e alto; Profilaxias para pré eclampsia, toxoplasmose, anemia e fechamento do tubo neural, isoimunização Rh, diabetes gestacional, ganho ponderal e vacinas; Leis e situações especificas de licença maternidade, afastamento, cesárea a pedido e laqueadura tubária; Pré natal e encaminhamentos para UNESP.
O intuito da capacitação foi garantir a qualidade do atendimento prestada de forma padronizada, qualificando e atualizando os profissionais com as diretrizes técnicas e protocolos mais recentes.
E, no dia 21, as auxiliares de serviços gerais da Diretoria de Saúde participaram da capacitação “Procedimentos e Boas Práticas de Higienização na área da Saúde”, ministrada pela Enfermeira Letícia Alves da Silva.
A ação teve participação de 22 profissionais entre coordenadoras, técnico de segurança do trabalho, analista de departamento pessoal e auxiliares das unidades de saúde do município de São Manuel, que puderam ser atualizadas do Manual de Procedimentos Operacionais Padrão (POP) de Limpeza das Unidades, descrição de limpeza em áreas críticas, semi críticas e não críticas, materiais necessários, tipos, periodicidade e princípios gerais de limpeza e desinfecção, uso correto de EPIs, higienização das mãos e realização de dinâmica com os participantes.
Na reunião também foi enfatizado sobre as atribuições e a importância das auxiliares de serviços gerais, que nos ajudam a manter o controle de infecções, a organização dos serviços, a integridade da saúde dos funcionários e pacientes e a ótima sensação de bem estar em trabalhar em um local limpo e organizado.
A finalidade dessa capacitação foi orientar, alinhar e fornecer instrumentos para que o trabalho das profissionais da limpeza ocorra de forma qualificada e segura.