14 SET 2023
ELEIÇÃO PARA ESCOLHA DOS NOVOS MEMBROS DO CONSELHO TUTELAR SERÁ DIA 1º DE OUTUBRO. A ESCOLHA SERÁ FEITA PELO ELEITOR
A eleição para escolha dos novos membros do Conselho Tutelar será realizada no dia 1º de Outubro, na Escola Estadual “Dr. Manuel José Chaves” das 09h às 17h.
Responsáveis por garantir a preservação dos direitos das crianças e dos adolescentes, eles são escolhidos por votação popular a cada quatro anos, sempre no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao do pleito presidencial. Em São Manuel, a votação para os representantes conselheiros será realizada, pela primeira vez, com urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral. Tem direito a voto, toda pessoa que possua título eleitoral.

Como votar
As eleições para os Conselhos Tutelares se assemelham às eleições municipais para Prefeito e vereadores, mas como o pleito é facultativo.
Cada eleitor pode votar em apenas um candidato para conselheiro. Diferente do último ano onde eram cinco votos.

Quem pode votar
Pessoas a partir dos 16 anos que estejam em dia com os seus compromissos eleitorais podem votar. É preciso apresentar o título de eleitor e um documento oficial com foto, que pode ser o Registro Geral (RG), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o passaporte, o Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) ou a Carteira Profissional.

Cada município deve ter no mínimo um Conselho Tutelar como órgão integrante da Administração Pública, composto por cinco membros escolhidos pela população para mandato de quatro anos, permitida a recondução mediante novo processo de escolha. Os cinco conselheiros tutelares recém-eleitos cumprirão o mandato de janeiro de 2024 a janeiro de 2027.

A eleição em São Manuel tem 15 candidatos habilitados conforme lista a seguir: