28 AGO 2023
SALA DE VISITA SOBRE INCLUSÃO CULTURAL É SUCESSO EM SÃO MANUEL
Na sexta-feira, 25, a Diretoria de Cultura em conjunto com a Diretoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência promoveu a Sala de Visitas com o tema "Inclusão Cultural", que promoveu uma série de momentos inspiradores e memoráveis com a presença de muitos são-manuelenses.
Os participantes se uniram para celebrar a diversidade e a inclusão por meio das mais diversas formas de expressão artística. Um dos destaques da programação foi a apresentação da Fanfarra da APAE.
O Projeto Samba Vida, que não só trouxe o ritmo envolvente do samba, mas também enfatizou a importância de se criar espaços culturais acessíveis a todos. A Capoterapia, realizada em parceria com idosos do Centro de Convivência do Idoso (CCI) e dos alunos do Mestre Fantasma, proporcionou um momento de conexão intergeracional, mostrando como a cultura e o movimento podem unir diferentes gerações em prol da inclusão.
A poesia também teve seu espaço, com Luan, Vice Presidente do Conselho LGBTQIAP+, recitando palavras que estimularam reflexões sobre a importância da aceitação e do respeito mútuo.
Também houve a participação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Girassonhos, cuja apresentação emocionante inspirou a todos. Além disso, o Grupo de Dança Afro Kitwana, de Botucatu, representando a diversidade étnica e cultural, acrescentou um toque de ancestralidade à celebração.
Este evento não apenas ressaltou a relevância da inclusão cultural, mas também demonstrou o poder transformador da arte e da cultura quando usados como ferramentas para construir uma sociedade mais justa e acolhedora para todos. Cada performance, cada momento compartilhado, serviu como um lembrete poderoso de que a verdadeira riqueza de uma comunidade está na sua capacidade de valorizar e nutrir a diversidade de seus membros.