Na última quarta-feira, 09, foi realizada a reunião do Programa Comunidades em Ação, que tem a finalidade de mobilizar a comunidade para atender as necessidades e problemas sociais, atendendo a Lei de criação do Fundo Social, o Plano Diretor e a Lei Orgânica do Município, dentre outras. O Programa foi criado pelo Decreto nº 3.862, de 31 de maio de 2021, para a execução das ações e projetos que visam a mobilização da comunidade e o atendimento das demandas prioritárias da população, nos termos da Lei nº 1.570/1989, que criou o Fundo Social.
O Programa Comunidades em Ação atua por meio de 3 pilares: educação para os direitos, mediação comunitária e produção de demandas, na qual a comunidade se mobiliza e estabelece prioridades criando agendas que busquem atender suas necessidades coletivas do território que estão inseridas. O Programa conta com representantes comunitários de onze setores, nos quais a área territorial do município de São Manuel encontra-se dividida. Essas representações são realizadas por moradores dos bairros e por representantes de organizações da sociedade civil abrangidos por cada setor.
A presidente do Fundo Social e vice-prefeita, Márcia Oliveira, coordenadora das ações do Programa criado pela administração do prefeito Ricardo Salaro, está muito satisfeita com os resultados iniciais do programa. “Todos os participantes conhecem bem o funcionamento do programa. Já foi concluído o estudo e o diagnóstico de todas as regiões do município, realizada com o apoio de funcionários públicos que participam da Comissão de apoio ao programa. E agora ficou definido que nas próximas reuniões mensais serão discutidos vários temas de interesses comuns dos participantes, sendo o funcionamento da Ouvidoria do município o primeiro a ser abordado” falou Márcia Oliveira.