09 AGO 2023
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
REALIZADA PRIMEIRA FEIRA E SEGUNDO ENCONTRO DO DIA DO AGRICULTOR
No dia 29 de julho de 2023, foi comemorado o Dia do Agricultor com a Primeira Feira e Segunda Encontro do Dia do Agricultor na Escola Técnica “Dona Sebastiana de Barros” Colégio Agrícola de São Manuel, contando com a participação do Prefeito Municipal Ricardo Salaro Neto, do diretor da Etec, Valter Fontes Cardoso, do vice-presidente do CMDR, Geovane Almeida Simões e do vereador Antônio Beneti Júnior.
O evento foi uma realização do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de São Manuel, da Prefeitura Municipal de São Manuel, da parceria Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FEASP-SENAR-AR/SP) e Sindicato Rural de São Manuel. Na feira foram oferecidas as palestras “Solo, onde tudo começa”, com cientista agrônomo Dr. Diego Siqueira e “O Futuro do consumidor”, com o conferencista e consultor empresarial Rafael Régis Somera.
Após as palestras foi aberta a visita aos stands, onde houve a participação de todos os membros envolvidos na cadeia produtiva de alimentos, como empresas de tratores, bancos, artesãos, agricultores, valorizando os produtos regionais e locais do município.
O evento ainda contou com roda de conversas com os agricultores e produtores, com atendimentos da Diretoria de Saúde, demonstração de jardim sensorial pela Diretoria de Meio Ambiente, doação de mudas, composteira caseira, entrega de folders sobre a importância da alimentação saudável, meio ambiente no campo e na cidade, conservação do solo, rastreabilidade de alimentos, conectividade rural, violência doméstica, criminalidade no campo, rotas rurais, coleta seletiva, patrulha agrícola mecanizada, SIM - Sistema Inspeção Municipal, COMDEMA (Comissão Municipal de Defesa do Meio Ambiente) e COMSEA (Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional).
A educação ambiental também esteve presente, com a participação dos alunos do curso Jovem Agricultor do Futuro (FAESP-SENAR/AR-SP), entregando mudas, os alunos do Projeto Clube da Mata (UNESP-FCA), divulgando sobre a importância deste tema, e alunos do colégio agrícola, mostrando a trilha com mudas nativas.
A ADIAESP (Associação dos distribuidores de insumos agrícolas do estado de São Paulo), que é um centro de recolhimento de embalagens de defensivos agrícolas, também esteve presente, conscientizando sobre a importância da destinação correta das embalagens vazias de agrotóxicos.
A feira contou com shows de música sertaneja com Elias e Giovane e Fernando Nanka e praça de alimentação com a participação das instituições beneficentes de nosso município: Legião Mirim, Centro Social - Girasonhos, IAMN-Instit. Assistencial Maria de Nazaré, Abrigo/ Pousada da Colina, Comunidade Padre Pio e o Lar Anália Franco.