04 AGO 2023
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
SÃO MANUEL RECEBE CERTIFICADO DO PROGRAMA MUNICÍPIO RESILIENTE
Nesta sexta-feira, 04, o Prefeito Ricardo Salaro, juntamente com o Diretor de Meio Ambiente Junior Cella e o chefe da Defesa Civil municipal Michael Alves recebeu o certificado do Programa Município Resiliente para São Manuel.
O título foi concedido em 22 de junho pelo programa que observa os indicadores de gestão de desastre nos municípios paulistas, avaliando a maneira como os setores administram a redução de risco e de catástrofes.
Na classificação são premiados os municípios que obtém a pontuação de 70 ou mais e São Manuel ficou na 47ª posição, com 75 pontos.
A soma se dá após apuração do Índice de Avaliação de Gestão de Risco de Desastre (IAGRD), que é representado pela soma dos valores obtidos com a aplicação do Indicador Geral de Gestão (IGG), do Indicador de Compromisso com a Resiliência (ICR) e do Indicador de Compromisso com o Desenvolvimento Sustentável (ICDS).
O programa foi criado por meio do Decreto Estadual nº 64.659, 11 de dezembro de 2019 e tem por objetivos estimular os municípios do Estado de São Paulo a adotarem políticas e ações de redução de risco de desastre, em harmonia com o desenvolvimento sustentável; avaliar e certificar os municípios, conforme grau de maturidade de gestão e priorizar acesso, aos municípios paulistas com maior evolução na gestão de redução de risco de desastres, aos recursos públicos da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), para execução de obras preventivas e recuperativas, realização de estudos e aquisição de equipamentos.
Confira a classificação do Prêmio no link: http://www.defesacivil.sp.gov.br/wp-content/uploads/2023/02/PR%C3%8AMIO-EMBAIXADOR-DA-RESILI%C3%8ANCIA-1.pdf