04 AGO 2023
PROJETO GERAÇÃO REINICIA ATIVIDADES

Após um merecido descanso durante as férias escolares, o projeto Geração + retornou com vigor às atividades educacionais. As escolas, como a EMEIEF Ida Innocenti Luizetto em São Manuel, iniciaram a primeira semana com entusiasmo, dando continuidade às tarefas propostas no material educativo fornecido pelo projeto.

Nessa jornada em busca de um mundo mais sustentável, a escola teve a honra de receber o gestor ambiental e educador, Diego Rizzo Vieira, para ministrar oficinas sobre compostagem aos estudantes. A compostagem é um processo fundamental de reciclagem do resíduo orgânico, convertendo a matéria orgânica em adubo natural altamente benéfico, aplicável na agricultura, jardins e plantas. Além disso, o processo de compostagem contribui diretamente para a redução do aquecimento global, tornando-o uma prática ambientalmente responsável e valiosa para o futuro do nosso planeta.

Um aspecto fascinante desse processo é a participação das minhocas californianas, que desempenham um papel vital em acelerar a compostagem. Para isso, é necessário criar uma "cama" especial para as minhocas, forrando o fundo das caixas digestoras da composteira com humus para minhoca. Em seguida, as minhocas são alimentadas com uma variedade de materiais, como folhas secas, borra de café, cascas de banana e outros alimentos não cítricos ou apimentados, desde que estejam em pedaços bem pequenos. Assim, a composteira está pronta para receber os resíduos orgânicos, e o processo de transformação em adubo natural pode começar.

Durante todo o mês, diversas atividades e encontros estão sendo preparados para proporcionar grandes descobertas aos estudantes e reforçar o propósito do projeto de tornar o mundo um lugar mais justo, bonito e acolhedor. A conscientização sobre a importância da compostagem e da preservação do meio ambiente é essencial para que as gerações futuras possam desfrutar de um planeta saudável e equilibrado.

Vamos juntos nessa jornada de aprendizado e ação em prol do nosso planeta? Com o engajamento de todos, podemos fazer a diferença e construir um futuro mais sustentável para as próximas gerações. Abrace essa causa e vamos trabalhar em harmonia com a natureza para transformar o mundo para melhor.