03 AGO 2023
GCM APRESENTOU OS INDICADORES DAS AÇÕES REALIZADAS DURANTE O 1º SEMESTRE DE 2023
Na manhã desta quinta-feira (03), o Diretor de Segurança e Trânsito, Dr. Adjair de Campos, acompanhado da comandante da GCM, Simone Parenti e dos servidores Raphael Botaro e Mario Oliva estiveram reunidos com o prefeito e apresentaram os dados estatísticos de ações da Guarda Civil Municipal no período de Janeiro a Junho de 2023.

PLANO DE AÇÃO
A GCM aprimorando o planejamento estratégico de atuação visando melhorar o atendimento à população, nas questões envolvendo a segurança pública, o patrulhamento preventivo e atendimento de ocorrências, bem como as questões envolvendo o trânsito da cidade.

INVESTIMENTOS
 Quando assumiu a prefeitura municipal, o prefeito Ricardo Salaro encontrou a GCM em situação de calamidade, com todas as viaturas quebradas, com falta de armamento e munições e um quadro de pessoal defasado, com relação a necessidade que se exige para o bom atendimento à população. Foram adquiridas novas viaturas, novos armamentos, munições, fardamento completo, coletes balísticos e foi implantado um moderno sistema de monitoramento por câmeras no Município que abrange as entradas e saídas dos principais acessos e pontos estratégicos com a ampliação do quadro do pessoal da Guarda Civil Municipal.

INDICADORES DE DESEMPENHO DA DIRETORIA
O diretor Dr. Adjair de Campos apresentou ao chefe do poder executivo os dados estatísticos da Diretoria, referentes ao 1º semestre de 2023:

Ações de combate ao crime:
- Prisões (flagrante, mandado de prisão, violência doméstica, tráfico de drogas e outros) - 33 casos
- Operações integradas com a Polícia Civil e Polícia Militar - 09
- Pontos de estacionamento (Segurança preventiva) - 3.400
- Acionamento e ligações ao telefone de emergência 199 (COI) - 1.200
- Patrulhamento preventivo e atendimento comunitários (km/rodados) - 77.013

Ações de combate a violência doméstica contra a mulher - Equipe especializada “Maria da Penha”
- Acompanhamentos e visitas preventivas - 1.184
- Prisões em flagrante (violência doméstica) - 12
- Medidas protetivas e vítimas de violência doméstica - 209
- Acesso ao aplicativo “Está Acontecendo” (Maria da Penha) - 46

Ações Integradas do Monitoramento (COI)
- Flagrante de tráfico de drogas - 15
- Apoio a defesa civil (incêndio) - 48
- Flagrante acidente de trânsito - 16
- Veículos produtos de roubo/furto recuperados - 07
- Dano ao patrimônio - 12

Total de Ações:  6.191

Comparando os dados entre, o 1º semestre do ano de 2022 com o 1º semestre de 2023, há um aumento significativo de ocorrências cadastradas, sendo este de 171,05%.