A Organização do Corpo de Guardas Municipais Voluntários, “célula mater” da atual Policia Militar do Estado de São Paulo, foi unificada em 15 de dezembro de 1831, em reunião presidida pelo Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar. O efetivo inicial era composto por 100 homens a pé e 30 a cavalo, com a missão específica de manter a tranquilidade pública e auxiliar a Justiça.
Ao longo de sua existência a Instituição foi organizada e reorganizada diversas vezes e em 8 de abril de 1970 iniciou-se a nova fase na segurança pública paulista com a unificação da Força Pública e a Guarda Civil, passando a utilizar a denominação de Polícia Militar do Estado de São Paulo.
A obra que vem em inglês e português foi produzida pelo Centro de Comunicação Social da Polícia Militar de São Paulo e entregue na manhã desta terça-feira (31), pelo Comandante da 2ª. Cia da Polícia Militar de São Manuel, Capitão PM Ricardo Cunha ao prefeito Ricardo Salaro.
Durante a conversa mantida no gabinete, o prefeito Ricardo Salaro comunicou ao Comandante Capitão Cunha que irá reformar o prédio que abriga a 2ª. Companhia da Polícia Militar, que está localizado na Rua Irmãs Campos Silveira, melhorando assim as instalações do mesmo, para que a Polícia Militar possa ter cada dia mais, melhores condições de trabalho no Município.