21 JUL 2023
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
ALUNOS DO CURSO DE FÉRIAS “CLUBE DA MATA” VISITAM FAZENDA EXPERIMENTAL DA UNESP
Dos dias 10 à 15 de julho, os integrantes do Curso de Férias “Clube da Mata” iniciaram as visitas na Fazenda Experimental da Unesp para a realização das atividades teórico-práticas dos módulos do curso. As atividades se iniciaram às 8h e se encerraram às 17h.
O projeto “Clube da Mata” está na 3ª edição, realizando desde 2018 cursos de formação em Educação Ambiental para jovens da rede pública de São Manuel, utilizando abordagens teórico-práticas com diferentes palestrantes para tratarem de Educação Ambiental e Trilhas Interpretativas, Meditação e Natureza, Observação de Aves, Sistema Agroflorestal e Compostagem, Identificação Botânica e Oficina de Exsicatas (amostras de plantas).
A visita teve início com recepção dos cursistas, na presença dos monitores do Clube da Mata, e dos membros da Secretaria de Educação do Município de São Manuel, com café da manhã, almoço e lanche da tarde para os cursistas.
Após finalizada a semana do Curso de Férias, o Clube da Mata caminha para a sua segunda etapa: atuar, dentro da escola pública, em parceria com os professores por meio de projetos de intervenção criado pelos alunos participantes do curso, levando em consideração o contexto de cada escola.
O “Clube da Mata” é um projeto que conta com uma parceria estabelecida entre a Secretaria de Educação da Prefeitura de São Manuel e a Unesp (Instituto de Biociências – IBB e Faculdade de Ciências Agronômicas – FCA), Fazenda de Ensino, Pesquisa e Extensão (FEPE) e a Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (FEPAF).