30 JUN 2023
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
SÃO MANUEL INAUGUROU SEU PRIMEIRO PARQUE LINEAR
O primeiro Parque Linear de São Manuel, construído no interior do Recinto Mário Covas, que recebeu o nome de “Cynira Gomes” (Projeto de Lei de autoria do vereador Ricardo Antonio de Souza), foi inaugurado oficialmente em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (30), que contou com as presenças do deputado federal Ricardo Salles (PL), dos prefeitos João Bosco (Itatinga) e Anderson Ferreira (Macatuba) e ainda dos vereadores João Paulo Piovan, Ricardo Antonio de Souza e Antonio Benetti Junior, que foram recepcionados pelo prefeito Ricardo Salaro acompanhado da vice-prefeita Márcia Oliveira. Também estiveram presentes a Presidente da APAE Maria do Carmo Favorito Santarém, o Presidente da ACESM, José Riberto Dalho, o Presidente do Sindicato Rural, Luiz Antonio Silva Carrer, o futuro Presidente do Lions Club de São Manuel, Renato Bragiato, o Gerente da Sabesp local, Nilson Fumes, Comandante da GCM Simone Parenti, membros da Casa Santa Maria, da Legião Mirim, Acapel, SIM, Fundação Florestal e servidores municipais.
Usaram da palavra durante a solenidade realizada, o Diretor de Agricultura e Meio Ambiente, Junior Cella, o vereador João Paulo Piovan em nome da Câmara Municipal, o deputado federal Ricardo Salles, Sra. Maria Lúcia Forster (em nome da família da homenageada Cynira Gomes) e o prefeito Ricardo Salaro.
O primeiro Parque Linear da cidade conta com uma pista para caminhadas e ainda uma ciclovia com área total de 2.463,90 m2 construídos em concreto usinado com largura de 2,5 metros, aproximadamente 5.000 m2 de gramado, várias ilhas em meio a 791 espécies nativas plantadas, divididas em 28 espécies, 650 árvores frutíferas diversificadas em 10 espécies e 730 ornamentais diversificadas em 6 espécies.
A iluminação de Led de 100W deverá ser concluída em breve em seu interior, possibilitando o seu uso também durante o período noturno. Grande parte dela já está em funcionamento.

O investimento da obra foi da ordem de R$ 995.219,20, provenientes do Ministério do Meio Ambiente, quando era comandado por Ricardo Salles.
O Parque Linear está recebendo sinalização, com a colocação de placas diversas, inclusive com um mapa, descrevendo o que existe em seu interior.
Oficialmente, a partir deste dia 30 de junho, a cidade passa a ter o seu primeiro Parque Linear, cujo projeto original prevê que sua construção seja estendida, passando pelos bairros Novo Dinkel, Desmembramento De Vicente e indo até o jardim Brasília.