29 MAI 2023
SIBIPIRUNAS NA CALÇADA DO HOSPITAL SERÃO SUPRIMIDAS E SUBSTITUIDAS POR NOVAS ESPÉCIES APROPRIADAS
Administração Municipal através de estudo realizado pela Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente e atendendo solicitação do hospital da Casa Pia São Vicente de Paulo, decidiu que irá suprimir as duas árvores da espécie sibipirunas que estão plantadas na calçada em frente ao pronto socorro municipal. A supressão está agendada para a próxima quarta-feira, dia 31, inclusive com a interdição do trânsito no local.
O corte das duas árvores está embasado em laudo realizado pela Diretoria do Meio Ambiente, inclusive com a realização de exame de ultrassom. Essa documentação foi entregue a Cetesb e Polícia Ambiental e encontra embasamento legal.
A Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente esclareceu a necessidade da supressão das árvores citando que diante da lei municipal vigente e como constatado no relatório fotográfico (em anexo) poderá ser removida toda árvore que apresentar alguns indicadores potenciais para a remoção. Estes indicadores incluem: rachaduras, emendas, ferimentos, injurias mecânicas, apodrecimentos de caule e raízes, desequilíbrio, presença de fungos saprófitas no caule e raízes, podridões do cerne e do alburno, presença de insetos xilófagos, processos de brotações epicórmicas, entre outros. Ressalta-se ainda que, em uma tentativa de mantimento dos exemplares, foi realizada uma poda de condução e limpeza, tendo em vista o seu porte, o local e as considerações apresentadas no Relatório de Tomografia por Impulso, realizado em 2019 nas duas árvores, as quais já apresentavam perda de resistência mecânica no caule (24% - 31%) e perda das raízes (34% - 32%). As estratégias e tipos de poda que foram realizadas, foram definidas com base no risco de queda encontrado para cada indivíduo e também com base nas características da espécie, como por exemplo, tipo de copa, feno fase ideal e porte. Além disso, foram determinadas podas de maneira a manter a fitossanidade e qualidade da vida dos indivíduos arbóreos, garantindo a melhoria em relação ao seu estado. Outro fato a ser exposto é, que as podas realizadas tiveram como objetivo garantir a segurança dos habitantes que transitam pelo local, minimizando o risco de queda ocasionado por eventos como fortes ventos e tempestades, tendo em vista a perda de resistência pelas raízes. Além disso, priorizava-se também o aumento da visibilidade da frente do Hospital Casa Pia São Vicente de Paulo.
Diante disto, e de acordo com o acompanhamento da fitossanidade do exemplar, foram avaliadas as condições gerais dos exemplares e identificados pontos de suma importância na avaliação de risco, levando se em conta ainda, os efeitos colaterais relacionados com os possíveis danos causados pela queda, como a presença de rede elétrica, considerando o projeto/convênio Arborização + Segura (PMSMe CPFL) e o grande fluxo de veículos e transeuntes.
A presença de fungos nas raízes indica falha grave e é suficiente para determinar a remoção de algumas espécies arbóreas como a Falsa seringueira e o Flamboyant e em alguns casos as Sibipirunas. A presença de corpos de frutificação no solo junto as raízes é a indicação suficiente para condenar tais árvores, evitando possíveis danos futuros. Portanto, após as supressões e reforma/adequação do calçamento público, o plantio de árvore será feito em acordo com a Lei Municipal vigente N°2692 de 7 de maio de 2002, que disciplina a