25 MAI 2023
INDÚSTRIA E COMÉRCIO
SEBRAE-SP SE REUNIU COM PREFEITURA E ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO MANUEL
São Manuel conta atualmente com 5.125 empresas, ocupando a 186ª posição no Estado de São Paulo em número de empresas. Outro dado relevante é que 69% das empresas se encontram nos setores de comércio e serviços. Os dados foram apresentados durante reunião do Sebrae-SP com a Prefeitura e Associação Comercial de São Manuel no dia 26 de abril. O encontro discutiu informações relacionadas ao empreendedorismo e atendimentos da instituição realizados na cidade.
De acordo com o prefeito de São Manuel, Ricardo Salaro Neto, a apresentação foi importante para avaliação da evolução do desenvolvimento econômico do município ao longo do tempo. “Conseguimos fazer reflexões importantes a partir do mapeamento, como o sucesso da parceria Prefeitura e Sebrae e o quanto as ações de governo estão alinhadas as necessidades e demandas para o desenvolvimento econômico do município”, afirmou.
“O desenvolvimento do município e do empreendedorismo está relacionado ao fortalecimento de parcerias. Iniciativas conjuntas têm muito mais força, ampliam os resultados e beneficiam mais pessoas. O encontro foi importante para alinhar as necessidades e demandas para o avanço de São Manuel”, destacou o gerente do Sebrae-SP Eduardo Nascimento Jesus.
O levantamento apontou ainda a realização de 3.948 atendimento realizados pelo Sebrae-SP na cidade, em 2022. Entre os negócios formalizados, o destaque é o MEI, com 1.082 atendimentos. Já entre as atividades mais atendidas estão: cabeleireiros, manicure e pedicure; comércio varejista de vestuário e acessórios; e serviços ambulantes de alimentação. Entre as pessoas físicas, os destaques são pessoas com atividade rural e candidatos a empresário sem negócio próprio.
Também estiveram presentes na reunião da parte do Sebrae-SP, os consultores Néia França, Júlio Domingues e Danilo Pereira da Silva. Da parte da Prefeitura, marcaram presença: Jô Fuim, diretora de Gabinete; Edinho Baptistão, diretor de Indústria e Comércio; Natalino Medolago, diretor de Finanças; Tácio Bertozo, diretor de Administração; Tony Forti, diretor de Comunicação; e Alessandro Geronutti, chefe do Setor de Licitação. Anderson Melego representou a Associação Comercial (Acesm) e Sincovasa.