23 MAI 2023
CPFL E PREFEITURA AMPLIAM PARCERIAS E COLOCAM EM PRÁTICA O PROJETO ARBORIZAÇÃO SEGURA
O projeto Arborização + Segura completou oito anos e teve seu investimento renovado permitindo a ampliação das cidades atendidas. Executado pelas distribuidoras da CPFL Energia, as ações ambientais terão aporte de R$ 1,2 milhão neste ano contemplando municípios das áreas de concessão da CPFL Paulista, CPFL Piratininga e CPFL Santa Cruz.
O foco do projeto é contribuir para a revitalização gradativa da arborização urbana dos municípios buscando uma convivência mais harmônica com as infraestruturas das cidades, incluindo a rede elétrica, de água, de esgoto, de telefonia, calçamentos e iluminação pública, além da substituição de árvores que apresentem sua saúde comprometida ou ainda ofereçam riscos a população. Atualmente, o projeto é executado em parceria com as Prefeituras Municipais de 58 cidades de São Paulo, e São Manuel está dentre elas.
Ao todo, o projeto já foi responsável pelo plantio de mais de 90 mil árvores de espécies e porte mais adequados para o convívio harmônico com o contexto urbano. O toque de galhos e árvores em componentes da rede elétrica, como cabos e transformadores, estão entre as principais causas de interrupções no fornecimento de energia a população, além de, em determinadas situações, representarem riscos à segurança de pedestres e veículos. Por isso, uma das frentes de atuação do projeto é conscientizar os moradores sobre os riscos do plantio desordenado de espécies arbóreas que atinjam grande porte em sua fase adulta em locais inadequados.
Diversidade de novas espécies.
Todas as ações do projeto são executadas em parceria com as prefeituras. Entre as etapas iniciais estão a identificação das árvores que podem representar algum risco e a oferta de um catálogo com espécies a serem plantadas no município, responsável pela escolha. Compõem esta lista, entre outras espécies, Araçá, Aroeira Salsa, Chal-chal, Ipê-branco, Ipê-amarelo, Pata de Vaca, Jacarandá, Pitangueira, Quaresmeira, Extremosa, Escova-de-garrafa, Cereja-do-rio grande, Caroba, Cambuí e Jacarandá.
Os plantios ocorrem sempre em número superior às substituições necessárias. A supressão das árvores só ocorre após um rigoroso levantamento técnico feito pela Diretoria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente que apresentam uma situação crítica e risco à integridade do sistema e à população, seja de queda ou de interferência recorrente na infraestrutura urbana. A partir disso, a substituição é planejada, sempre com avaliação e autorização prévia da prefeitura local, através da Diretoria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente.
Após a primeira etapa que é da autorização precedida do corte das árvores realizado pela Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente, o rebaixamento dos tocos será realizado pela CPFL.
O munícipe poderá solicitar o replantio de novas espécies, que se encontram a disposição no horto florestal, cujas mudas foram cedidas pela CPFL.